Equipe da Secretaria de Meio Ambiente realiza visita técnica ao viveiro AMA

1 de dezembro de 2022 - 11:26 | Imprimir
Visita técnica ao viveiro AMA (Foto: Reprodução)

No dia 23 de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente realizou uma visita técnica ao viveiro AMA, localizado às margens da Rodovia BR 101, com estagiários da pasta em convênio com o IFbaiano.

Acompanhados pela Equipe de Educação Ambiental e do engenheiro agrônomo do local, os estagiários conheceram o sistema de irrigação utilizado, processos como transporte de mudas e o uso de placas do sistema de energia para consumo sustentável, a sementeira, a área de rustificação das mudas, e o processo de fabricação do tubete biodegradável tipo paper pot, que possui como principais benefícios o desenvolvimento radicular rápido e sadio, transplante fácil e rápido sem estresse para a planta, entre outros.

A visita foi finalizada com orientações práticas sobre a clonagem de mudas de cacau. Segundo dados da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), a Bahia bateu um recorde histórico em 2021 na produção do fruto em território brasileiro, com entrega de 140.928 toneladas de amêndoas de cacau – um aumento de 39,72% em relação ao ano anterior.