Encontro referente ao Agosto Dourado acontece no bairro Urbis; mês é voltado ao incentivo do aleitamento materno

20 de agosto de 2022 - 18:00 | Imprimir
Evento da programação do Agosto Dourado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Urbis (Foto: Divulgação)

Em virtude do Agosto Dourado — mês voltado ao incentivo do aleitamento materno —, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, promoveu um evento na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro da Urbis para debates relacionados ao tema.

Cerca de 20 gestantes compareceram ao encontro, no qual foram discutidas questões como: fases do parto e o suporte físico e emocional oferecido pelas doulas na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI).

A importância da amamentação para o desenvolvimento do maxilar da criança também foi abordada: ao sugar o leite materno, o bebê consegue estabelecer o padrão adequado de respiração nasal e postura correta da língua. Logo, os músculos envolvidos no processo são estimulados para que, posteriormente, a criança estabeleça a postura correta para a mastigação.

“O aleitamento materno fornece não só o valor nutricional necessário para o desenvolvimento dos pequenos, mas também é um forte aliado do aprimoramento da estrutura corporal. É essencial que possamos levar tais informações para as futuras mães; a amamentação vai muito mais além do que o estabelecimento do vínculo mãe-filho”, explica Bárbara Barbosa, diretora da Atenção Básica do município.