Emoção: Centro Pop de Teixeira de Freitas promove reencontro familiar de homem que estava há 27 anos em situação de rua

7 de julho de 2021 - 14:02 | Imprimir

Momento de grande emoção foi promovido pela equipe do Centro Pop de Teixeira de Freitas. No início deste mês, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ligado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Teixeira de Freitas, atende pessoas em situação de rua em Teixeira de Freitas, promoveu o reencontro de um assistido que há 27 anos estava em situação de rua na Cidade de Teixeira de Freitas.

O encontro aconteceu depois que o filho do assistido, que vive em Amélia Rodrigues-BA, veio até Teixeira de Freitas com o objetivo de oferecer um lar para o pai que ele havia perdido o vínculo a décadas.

De acordo com a secretária da Pasta, Carla Rodrigues, o Centro POP vem trabalhando a reconstrução dos vínculos familiares entre o jovem e seu pai que tinham se distanciado por anos: “A aceitação por parte da família ao assistido é fator primordial em sua reinserção na sociedade, além do lar, do aconchego familiar, é devolvido a dignidade do ser humano”.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, comumente chamado de Centro POP, é uma unidade socioassistencial municipal que oferta serviços para pessoas em situação de rua.

Faz parte da Proteção Social Especial de Média Complexidade e seu principal serviço é o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. Trata-se de um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de afetividade, respeito e solidariedade.

Dentre as ações desenvolvidas pelo Centro POP estão:

• Acesso a alimentação;
• Espaço para higiene pessoal;
• Encaminhamento para outras políticas públicas quando for o caso;
• Fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social;
• Guarda de pertences;
• Lavanderia;
• Regularização de documentos pessoais.

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – CENTRO POP Rua: Da Saudade, 231, Bela Vista, Teixeira de Freitas – BA, Telefone: 3011-2766