O secretário de Educação de Teixeira de Freitas, Edinaldo Rezende, recebeu em seu gabinete um grupo de familiares de crianças com anemia falciforme, na quarta-feira (14). Eles integram a Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Teixeira de Freitas e Região.
Durante o encontro, os pais relataram os principais desafios enfrentados pelos estudantes com a doença, como ausências frequentes por crises de dor, internações e consultas médicas, além da dificuldade em acompanhar os conteúdos escolares e da falta de conhecimento da comunidade escolar sobre a enfermidade.
O secretário questionou acerca dos principais desafios e então os relatos incluíram o impacto emocional da rotina de tratamento, situações de preconceito e a necessidade de cuidados específicos no ambiente escolar — como períodos de descanso durante as crises de dor, acesso à hidratação, controle da temperatura na climatização das salas, adaptações nas aulas de educação física e suporte analgésico.
O secretário Edinaldo Rezende reforçou o compromisso da gestão. “Nosso papel é garantir que todas as crianças tenham acesso à educação de forma digna e inclusiva. Vamos atuar em conjunto para promover as adaptações necessárias e assegurar que esses estudantes sejam respeitados e acompanhados em suas necessidades”, afirmou.
A equipe do Departamento de Educação Inclusiva está atuando para buscar soluções que garantam acolhimento e condições adequadas de aprendizagem para os estudantes com anemia falciforme, e manterá a cultura de diálogo com as famílias e com as escolas.
A reunião reafirma o compromisso da gestão pública atual com a equidade e o fortalecimento de políticas públicas que respeitam as diversidades e promovem uma escola mais humana e inclusiva.