Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Dia Mundial da Higienização das Mãos: O que você precisa saber para se manter protegido


5 de maio de 2021 - 18:31 | Imprimir

Desde 2007, a OMS instituiu o dia Mundial da Higienização das mãos, um dia voltado para conscientizar a sociedade da importância de estar sempre com as mãos devidamente higienizadas. A ideia inicialmente era relembrar aos profissionais de saúde e pacientes que a lavagem das mãos evitaria infecções hospitalares e disseminação viral em ambientes estéreis, mas hoje se tornou uma das armas principais contra a covid-19, assim como as máscaras.

Mas qual é a forma correta de higienizar as mãos?

Passamos grande parte da infância aprendendo que devemos lavar as mãos antes de comer e após ir ao banheiro, mas molhar as mãos e enxugar é a forma correta? A resposta é não! Dessa forma, os vírus não morrem e você continua desprotegido, e consequentemente podendo disseminá-lo.

Um dado impressionante da Unicef aponta que 41% das mortes de recém nascidos podem ser evitadas com a higienização adequada das mãos. Lembramos aqui que não é apenas do coronavírus que estamos falando, várias infecções podem ser transmitidas se a higienização não for adequada, como por exemplo: gripes, herpes e outras viroses.

      

O ideal é no mínimo 20 segundos de lavagem total, e para não se perder e nem precisar cronometrar essa parte do dia, você pode cantarolar a música “parabéns para você” duas vezes seguidas. Ficou com alguma dúvida? Envia pra gente em nossas redes sociais, vamos adorar falar com você por lá!

Pular para o conteúdo