Dia Internacional da Agricultura Familiar: Prefeitura celebra e fortalece a resiliência no campo

25 de julho de 2023 - 15:00 | Imprimir
(Foto: Wesley Morau)

Segundo o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar do Brasil abrange cerca de 77% dos estabelecimentos agrícolas do país, responsável pela oferta de alimentos básicos aos cidadãos. Por isso, o Dia Internacional da Agricultura Familiar – instituído no dia 25 de julho pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) – é uma forma de reconhecer e ampliar a visibilidade de um segmento importante, especialmente em contexto brasileiro.

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, reconhece o papel do setor como uma das principais forças produtivas que movimentam a economia do município. Por isso, a administração pública realiza inúmeras ações e serviços voltados para a produção sustentável de alimentos, geração de emprego e renda na zona rural e adesão de técnicas rentáveis e mais produtivas.

Uma das diversas iniciativas da pasta em prol do agricultor familiar é a implementação de unidades demonstrativas do PAT Mandiocultura, ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), empresa Polímata (Suzano), entre outras parceiras, devido ao crescimento da mandiocultura na região. Outra iniciativa constante é a assistência técnica oferecida pela Secretaria de Agricultura, que ajuda os pequenos produtores rurais a otimizar o desenvolvimento do agronegócio, qualificando e aumentando a produção (tanto agrícola como pecuária). Para auxiliar no escoamento da produção, a gestão também executa a recuperação das estradas que ligam a sede do município junto às suas 36 comunidades, facilitando também o tráfego de pessoas para o acesso dos serviços públicos municipais.

Celebrar esta data é um gesto de gratidão e reconhecimento aos trabalhadores que cultivam e fortalecem a terra com dedicação, compromisso e respeito, contribuindo com o desenvolvimento de Teixeira de Freitas. “Sejamos fortes para seguirmos com nosso trabalho. A agricultura é capaz de transformar a vida de todos e todas”, disse Elma Gomes, agricultora. Já para José de Jesus, “foi através da agricultura familiar que a gente criou não só nossas famílias, mas toda uma nação”.

(Foto: Wesley Morau)