Dia do Comerciante: Teixeira de Freitas crescimento em ascensão e vocação para o comércio

16 de julho de 2021 - 11:14 | Imprimir

Para celebrar o dia do comerciante, nesta sexta-feira (16), a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas engrandece uma das profissões que fortalecem a atividade econômica responsável por uma boa parte do emprego e renda no município. Para entender melhor sobre a razão dessa vocação para o comércio é possível através da própria história da cidade.

Teixeira de Freitas surgiu de uma pequena aglomeração formada a beira de uma estrada aberta por uma empresa madeireira na década de 1950, para atender as demandas dos trabalhadores, como explica o historiador graduado e pós-graduado em História, Cultura e Sociedade Daniel Rocha; “Dessa forma surgiu o “Comercinho dos Preto”, formado por trabalhadores e comerciantes negros que habitavam o território teixeirense, que se desenvolveu ainda mais ao atrair migrantes madeireiros e agropecuaristas formando uma sociedade de consumo, a maior e mais atraente da região que carecia de uma cidade polo mais influente em um contexto que as antigas Caravelas e Alcobaça perdiam influência comercial com a decadência dos seus portos e abertura de novas estradas como BR 101 que corta a cidade”.

Da história para a pujança dessa atividade que foi fundamental para o crescimento da cidade. Atualmente, a Prefeitura atua através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para fortalecer a atividade como projetos como por exemplo: Sala do Empreendedor: que oferece orientação e serviços de forma integrada, como abertura, alteração cadastral, declaração IR, boleto, parcelamento, baixa de empresas, atendimento online e capacitações.

Apoio que Vanderlei Leite, autônomo há 20 anos e está como MEI há 11 anos encontrou para fortalecer sua atividade. Ele foi o primeiro MEI do Extremos Sul baiano: “Trabalhei muito tempo como vendedor em São Paulo, e também aqui no extremo Sul da Bahia, aí cresceu em meu coração a vontade de trabalhar para mim, trabalhei muitos anos como autônomo até que através do SEBRAE eu conheci a sala do empreendedor da secretaria de desenvolvimento econômico e me interessei pelo MEI e fui honrado em ser o primeiro MEI do extremo Sul da Bahia”.

Vem dele a mensagem para quem deseja encontrar na atividade o meio de viver: “O comércio de Teixeira de Freitas é muito forte e eu acredito que a cidade oferece muitas oportunidades ao comerciante e esse apoio é muito importante, principalmente para o pequeno empreendedor”.

Em comemoração ao dia do comerciante, o prefeito Dr. Marcelo Belitardo faz questão de agradecer a estes homens e mulheres que trabalham pelo crescimento do município: “Obrigada a todos que trabalham nessa atividade tão importante que promovem nossa cidade, fortalecem nossa economia”.