Dia do Agricultor: Prefeitura homenageia estes homens e mulheres que cultivam o alimento que chega a nossa mesa

28 de julho de 2021 - 08:30 | Imprimir

28 de julho foi a data escolhida para homenagear os homens e mulheres que trabalham no campo. O dia do Agricultor foi definido ainda em 1960, pois foi esta a data de fundação do Ministério da Agricultura. Em Teixeira de Freitas, centenas de agricultores são responsáveis pelo alimento que chega à mesa da população da cidade e pelos diversos produtos que são escoados para outras partes do país.

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, celebra a data e homenageia esta categoria fundamental para o país. “Os homens e mulheres do campo são de grande importância, celebramos o trabalho deles não somente hoje, mas em todos os dias”, destacou o prefeito Dr. Marcelo Belitardo.

Em Teixeira de Freitas, mais precisamente no povoado de Jardim Novo, vive Marcio Ricardo Alves da Silva, de 33 anos, que aprendeu com o pai a trabalhar com a terra: “Aprendi com meu pai, me sinto feliz em atuar em uma profissão tão importante, pois é o produtor rural que faz o alimento chegar do mais simples ao homem mais letrado”. Ele explicou que atualmente produz mandioca e que o apoio ofertado pela Secretaria é fundamental.

O assessor técnico da Secretaria Kaká Farias acompanhou a visita ao produtor e destacou que a propriedade de Márcio localizada em Jardim Novo é acompanhada através do Pat da Mandiocultura, projeto que o produtor faz questão de ressaltar: “Um dos grandes apoios foi trazer a variação da mandioca Formosa que é mais resistente às doenças, com alta produtividade”.

Para fortalecer este trabalho, a Secretaria de Agricultura do município realiza diversas ações. “A Secretaria acompanha os produtores com diversas ações, temos a Patrulha Mecânica que faz a recuperação das estradas vicinais para escoar produção, temos equipe de Assistência Técnica que está disponível ao produtor, temos assistência veterinária, e estamos sempre disponíveis para fortalecer este trabalho”, destacou a secretária Elenita Medrados.

Sem a agricultura, não existe alimento e consequentemente não há vida. Em especial neste dia, a gestão parabeniza os trabalhadores e incentiva a população a consumir e valorizar os produtos locais, que são produzidos com muita dedicação e têm alta qualidade.