CTA de Teixeira de Freitas implanta a PrEP; medicamento é indicado para prevenir a infecção pelo HIV

18 de agosto de 2022 - 17:10 | Imprimir

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) se constitui enquanto um ponto estratégico para a promoção da saúde e prevenção de doenças, no combate e prevenção de diversas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), dentre elas o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Para este último caso, a unidade tem como metodologia de cuidado a Prevenção Combinada, que reúne intervenções biomédicas, comportamentais e estruturais enquanto possibilidades de redução de riscos. Dentre elas, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), implantada no centro em agosto.

Fornecida gratuitamente para pessoas com maior risco de contato com o HIV, a PrEP é definida como o uso de medicamentos que bloqueiam alguns percursos que o vírus utiliza para infectar o organismo humano. Importante destacar que, para proteção adequada, a PrEP deve ser utilizada diariamente. Além disso, não protege contra outras ISTs; por isso, deve ser combinada com outras estratégias de prevenção (como o preservativo, por exemplo).

Tendo em vista essa realidade, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde do município, dispõe de uma equipe de saúde especializada para todos que procuram o serviço no CTA. A profilaxia com PrEP é iniciada após consulta com um profissional da unidade, sendo necessária a realização de exames periódicos e a retirada dos medicamentos regularmente.

“A rede de apoio estabelecida visa tanto a prevenção como o cuidado contínuo, respeitando a realidade de cada um dos casos. As ISTs ainda são uma questão bastante delicada em todo o mundo, por isso é importante que todos tomem conhecimento das ações públicas de saúde para garantir melhor qualidade de vida”, pontuou Danilo Fernandes, secretário de Saúde.

Informações sobre o atendimento

Local: CTA/SAE de Teixeira de Freitas – Rua Sagrada Família, nº 658, Bela Vista;

Dias da semana: De segunda a sexta;

Horário: 7h às 11h;