Consultório na Rua amplia o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde em Teixeira de Freitas


4 de maio de 2021 - 16:59 | Imprimir

Com a disponibilização de serviços de saúde visando a humanização, a estratégia Consultório na Rua, foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, tem como objetivo ampliar o acesso da população que se encontra em situação de rua aos serviços de saúde. Em Teixeira de Freitas, o serviço é disponibilizado na Modalidade 1 formado por enfermeira, assistente social, técnico de enfermagem e agente social.

A estratégica faz parte da Secretaria Municipal de Saúde e vinculada à Atenção Básica. A enfermeira Lilian de Castro, que atua no município, explica como funciona o Consultório na Rua:

“Em Teixeira, estamos inseridos na Modalidade 1, que constitui a equipe: 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem, 1 assistente social, motorista e 1 agente social. Atendemos a população vulnerável que se encontra em situação de rua, no qual disponibilizamos diversos serviços como exames de testagem rápida como HIV, Sífilis e também a COVID, vacinação, curativos.

Ela ressalta que o serviço trabalha ainda com a parceria do Centro Pop, da Assistência Social, e nas abordagens realizadas são verificadas as necessidades de cada usuário. “Através do consultório na rua, após a abordagem é verificado a necessidade de cada usuário e qual a necessidade no momento para encaminhamento para atendimento médico, encaminhamento à UPA ou viabilizar outros serviços de saúde para aquela pessoa”. Contamos com o suporte médico e odontológico nas unidades de Saúde, onde são encaminhados conforme a necessidade.