Conheça os benefícios do uso de energia solar nas escolas municipais de Teixeira de Freitas

12 de dezembro de 2022 - 11:03 | Imprimir
Instalação de painéis solares na Escola Municipal Gilberto da Silva Cardoso (Foto: Wesley Morau)

Sustentabilidade, economia e durabilidade. Estes são alguns dos benefícios dos painéis solares que estão sendo instalados nas escolas municipais de Teixeira de Freitas. Recebidos pela Secretaria de Educação e Cultura na última semana de novembro, a instalação de 536 painéis foi realizada em quatro das 11 escolas que vão receber as usinas fotovoltaicas (estrutura que converte energia solar em energia elétrica nas quadras poliesportivas).

Durante a instalação de 134 desses dispositivos na Escola Municipal Gilberto da SIlva Cardoso, localizada no bairro Monte Castelo, o engenheiro responsável pelo serviço explicou que o consumo médio mensal de uma escola de mesmo porte é de 1400 kWh (quilowatt-hora). Com a geração mensal de, aproximadamente, 8500 kWh, o equipamento conseguirá atender a demanda energética de mais seis escolas. Além disso, os painéis solares têm a previsão de 25 anos de garantia de geração de energia (continuando a gerar energia mesmo após esse período); a partir do terceiro ano, contudo, a economia gerada trará o retorno de R$ 4 milhões ao município.

Para garantir a segurança do procedimento, ocorrem processos como fixação e vedação de telhados, com a equipe utilizando os EPIs necessários. A conclusão da instalação dos painéis em seis escolas está prevista para o dia 20 de dezembro. Até meados de janeiro do ano que vem, o serviço será concluído nas unidades restantes – fornecendo energia limpa e renovável às escolas municipais teixeirenses.