Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Coletiva de Imprensa dá início as primeiras vacinas em Teixeira de Freitas


20 de janeiro de 2021 - 16:14 | Imprimir

O Prefeito Dr. Marcelo Belitardo apresentou na manhã desta quarta-feira (20), em coletiva de imprensa, no Gabinete da Prefeitura de Teixeira de Freitas, informações a respeito do plano municipal de vacinação contra a Covid-19.

“A cidade recebeu apenas 1.800 doses da Vacina CoronaVac, o que é pouco em vista do tamanho da nossa população, mas já é o começo”, reconheceu o Prefeito, que ainda falou a respeito da eficácia da vacina e de suas vantagens.

“Não adianta ter uma vacina com ‘90%’ de eficácia, mas que a sua logística seja ruim, onde o seu armazenamento seja feito em temperaturas negativas, o que necessitaria de refrigeradores que não temos aqui e com isso perderíamos várias vacinas. Apesar da baixa eficácia da CoronaVac em relação às  outras vacinas disponíveis no mercado. Se ampliarmos ao máximo o leque de vacinação, conseguiremos fazer o bloqueio da transmissibilidade da doença. O mais importante da vacina é que, mesmo ela não impedindo que as pessoas peguem a doença, impedirá que elas contraiam a forma mais grave”, disse.

Neste primeiro momento o serviço epidemiológico de Teixeira de Freitas vacinará idosos institucionalizados e profissionais da saúde que fazem parte da linha de frente, tendo em vista o número reduzido de doses recebidas na tarde de ontem (19) pelo município. O Brasil adquiriu 6 milhões de doses. Do recebido, apenas 376 mil doses foram destinadas à Bahia.

“Nossa intenção é vacinar o maior número de pessoas, apesar do baixo número de doses recebidas. A expectativa é que recebamos mais e possamos concluir, não somente a primeira das quatro etapas previstas pelo plano nacional de vacinação contra a Covid-19, mas que iniciemos as outras etapas mais abrangentes da população”, concluiu o prefeito.

Teixeira de Freitas imuniza 1.800 pessoas nessa primeira etapa de vacinação, que é feita em duas doses pela CoronaVac. A segunda dose deve acontecer em quatro semanas e já está reservada pelo Governo Estadual, que é responsável pela logística de armazenamento e distribuição das vacinas.

PLANO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Segundo a secretária de saúde Cristiane de Almeida, “o objetivo primordial da vacinação contra covid-19 é reduzir a mortalidade de pessoas com comorbidades associada à doença”. Nesse sentido foi necessário a elaboração de um Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, que pudesse alinhar as ações da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica no município.

Como foi informado pelo Ministério da Saúde, que serve como base para a criação do Plano Municipal, a vacinação é prioritária aos grupos considerados mais vulneráveis à doença, além de trabalhadores de serviços considerados essenciais. Esse grupo é abrangente, foi dividido e será feito em quatro fases.

FASE 1: devem ser imunizados trabalhadores de saúde, pessoas acima de 75 anos ou com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, indivíduos com deficiência que vivem em instituições de longa permanência e população indígena aldeada. Obs.: Teixeira de Freitas não tem Índios Aldeados.

No entanto, essa primeira fase deve ser subdividida em etapas de acordo com a disponibilidade da vacina, explica a Diretora de Vigilância em Saúde do município, Rosidalva Barreto: “Esse primeiro lote de vacinas enviadas é considerado como: a 1ª etapa da fase 1.”

Em Teixeira de Freitas essa etapa, por ter um número limitado de doses, abrigará profissionais de saúde da linha de frente (Hospital Municipal e de Campanha, do Centro COVID, UPA e SAMU e rede privada) e idosos com 60 ou mais institucionalizados (Moradores do Lar dos Idosos). “Acreditamos que na próxima etapa dessa primeira fase nós já consigamos oportunizar essa vacina também para os idosos maiores de 75 anos e aos outros profissionais”, disse.

“À respeito do acesso às vacinas neste momento, e qual será o seu formato inicial, acreditamos que mesmo chegando novas doses, demora um pouco para poder ter uma quantidade de vacina suficientes para que se viabilize um maior acesso da população. Nesse primeiro momento, a vacina será levada até os profissionais e aos idosos definidos no plano municipal, o que deve se estender na 2ª fase de vacinação que incluirá idosos com mais de 75 anos”, acrescentou Rosidalva.

A diretora de Vigilância em Saúde ressaltou que por enquanto as doses não são suficientes: “Pedimos à população que não busque as unidades de saúde para obtenção de vacinas para os idosos com mais de 75 anos”.

FASE 2: idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.

FASE 3: indivíduos com condições de saúde que estão relacionadas a casos mais graves de Covid-19. Exe.: diabetes, hipertensão grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

FASE 4: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

Os outros grupos prioritários “serão contemplados na continuidade das fases, conforme aprovação, disponibilidade e cronograma de entregas das doses a serem adquiridas”, afirma o Ministério da Saúde.

VACINAÇÃO

Ainda pela manhã foram vacinados os profissionais responsáveis pela aplicação das vacinas, a imunização foi feita após a coletiva de imprensa cedida pelo prefeito Dr. Marcelo Belitardo. Na ocasião, duas técnicas de enfermagem foram vacinadas. A primeira a passar pelo procedimento foi Jaimecilda Azevedo Chaves. “Para mim a vacinação é a concretização de um sonho”, expressou ela após vacinar a colega Gerliane Sampaio.

Como nessa primeira etapa da primeira fase estão incluídos os idosos institucionalizados, todos os 36 moradores do Lar dos Idosos em Teixeira de Freitas receberam a imunização ainda na manhã desta quarta-feira, 20.

A primeira moradora vacinada foi a dona Nelcina Maria de Jesus, que completou hoje 103 anos de idade. Ela ressaltou que estava muito feliz por chegar a mais um ano de vida e por ser tão bem cuidada pela equipe da instituição.

Por: Ascom PMTF

Pular para o conteúdo