Centros de Referência do CRAS auxiliam teixeirenses na convivência comunitária

18 de agosto de 2022 - 16:30 | Imprimir
Teixeirenses sendo atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Ulisses Guimarães (Foto: Wesley Morau)

Com o propósito de prevenir e acolher casos de vulnerabilidade social do município, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localizado no bairro Ulisses Guimarães é referência nos serviços de atenção básica. Tendo a família como núcleo que orienta as ações da unidade, o CRAS viabiliza o acesso a serviços e benefícios governamentais a fim de emancipar os cidadãos assistidos.

Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem contar com os Centros de Convivência e Fortalecimento de vínculos familiar e comunitário, que promovem atividades lúdicas próprias a cada faixa etária para fortalecer a convivência comunitária. “Me divirto bastante aqui. Temos atividades externas também, onde jogamos bola ou queimada”, disse Iara, jovem assistida pelo programa.

Morando sozinha após a partida dos filhos, Maria do Carmo passou a frequentar o CRAS há três anos devido ao quadro de depressão que enfrentava. “Quando estou aqui eu me distraio; passo muito tempo sozinha em casa. A atividade hoje foi escrever sobre o nosso futuro. Somos idosos mas temos futuro! Quero reformar minha casa e conhecer meu neto que mora em Minas Gerais até janeiro”, disse.

Passe Livre intermunicipal e interestadual, CadÚnico, Benefício Moradia e a Carteira do Idoso são alguns dos programas sociais cujos acessos são intermediados pelo CRAS. “Nossa equipe de profissionais está focada em fornecer um atendimento de qualidade para a garantia integral de todos os direitos dos teixeirenses”, disse Luciene Cabral, coordenadora da unidade.

Reginaldo foi procurar os serviços do CRAS após um acidente que acabou prejudicando a coluna. Vivendo de trabalhos temporários, ele ressaltou a importância do centro: “vim aqui providenciar o Auxílio Brasil e gostei muito do atendimento. O pessoal daqui é excelente”.

Atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Ulisses Guimarães (Foto: Wesley Morau)

“Por conta da demanda, aumentamos nosso corpo técnico para o cadastramento de quem nos procura”, destacou a coordenadora Luciene. O investimento nos recursos físicos e humanos do CRAS é o instrumento pelo qual a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Assistência Social, cumpre seu principal objetivo: a concretização dos direitos de todos os teixeirenses.