BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – TEIXEIRA DE FREITAS 01/05/2020 – 19h30

1 de maio de 2020 - 19:30 | Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde informa que Teixeira de Freitas registra, em 01/05/2020, 25 casos positivos para COVID 19. São 3 novos casos confirmados hoje, pelo critério do vínculo epidemiológico. Este tipo de confirmação é reconhecido e integra os números oficiais para a Bahia e o Brasil. Nesta data, a Bahia registra 3140 casos confirmados e 117 óbitos.

Em Teixeira de Freitas, os números atuais são de: 12 casos positivos analisados pelo LACEN-BA ou atestados por vínculo epidemiológico; 13 casos positivos em laboratório privado (TR), totalizando 25 casos positivos. Destes, temos 14 casos positivos já recuperados, 100 casos descartados, 2 casos suspeitos aguardando o resultado da análise pelo LACEN-BA.

Considerando o total de casos positivos, em comparação aos já recuperados, afirma-se: Há em Teixeira de Freitas, nesta data, 11 casos ativos. Essas pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da COVID 19. Em nome da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda: fique em casa.

Vínculo Epidemiológico

Existe a confirmação do caso positivo para a COVID 19 pelo chamado vínculo epidemiológico, quando há confirmação de um caso pela proximidade com um caso confirmado em laboratório, para um paciente que se encaixe em todos os sintomas da doença. Antes de ser declarado positivo, o histórico do caso é minuciosamente estudado.

Outros casos positivos

Houve também a confirmação, via LACEN-BA, de um novo paciente que está sob cuidados médicos na UTI do HMTF. E ainda, outro caso confirmado por vínculo epidemiológico, em que o paciente está na enfermaria COVID do HMTF.

Estes casos não entram nos números oficiais do município porque as pessoas são naturais e moradoras de outro estado brasileiro e estavam apenas de passagem por Teixeira de Freitas quando precisaram de atendimento médico profissional.