BOLETIM CORONAVÍRUS, 25/04/2020 – ATUALIZADO ÀS 19h

25 de abril de 2020 - 19:03 | Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas informa, neste sábado (25), um novo resultado negativo nos testes para COVID 19 e a manutenção dos números positivos em comparação ao quadro de ontem. Não houve novas coletas.

Quando há coleta de material e envio para o LACEN-BA de Salvador, o tempo de espera do resultado tem sido de, no máximo, 72 horas. Os últimos resultados foram ainda mais rápidos, por conta dos “testes rápidos” que chegaram ao município, tanto para rede pública, quanto privada. São, somente, os resultados obtidos pelo LACEN-BA, os que integram o boletim estadual. Em nome da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda: fique em casa.

Os números atuais são de: 16 confirmados, sendo que 14 estão recuperados. Sete casos positivos são resultantes de atendimentos da rede privada. São 84 descartados, 13 casos suspeitos em acompanhamento pelo município, aguardando resultado. Totalizando 113 casos notificados.

Declaração de Transmissão Comunitária

Em Teixeira de Freitas, a vigilância epidemiológica declarou, ontem (24), o reconhecimento da transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) em todo o município. Isso significa que Teixeira de Freitas precisa se unir nos cuidados, prevenção e enfrentamento.

Em termos práticos, a declaração é um comando para que todos os setores municipais adotem e/ou intensifiquem medidas para promover o distanciamento social e evitar aglomerações, conhecidas como medidas não farmacológicas, ou seja, que não envolvem o uso de medicamentos ou vacinas.

A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram, nem mesmo tiveram contato com quem esteve no exterior.

Caso Grave

A Secretaria Municipal de Saúde declara que há no município um caso com a forma grave da doença. O paciente encontra-se em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Prefeitura de Teixeira de Freitas