Agricultura Familiar: confira as ações realizadas pela Prefeitura no mês de julho

5 de agosto de 2022 - 14:59 | Imprimir

Na última semana de julho, comemora-se a Semana da Agricultura Familiar devido a instituição do dia 25 do mesmo mês como uma data de celebração anual pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Em virtude disso, a Prefeitura de Teixeira de Freitas — através da Secretaria de Agricultura — realizou diversas ações na zona rural a fim de evidenciar o setor produtivo e destacar sua importância social e econômica às 35 comunidades do município.

Um dos destaques no investimento da atual gestão pública é o incentivo à mandiocultura. A prática se destaca enquanto excelente alternativa nutricional e econômica da região do Extremo Sul baiano. “O agricultor deve gerenciar o cultivo da mandioca além da produção de farinha. A planta pode resultar em mais de 600 itens, principalmente enquanto insumo interno para a alimentação dos animais da propriedade”, destaca Elenita Medrados, secretária de Agricultura.

“Direcionamos recursos tecnológicos e financeiros para que Teixeira de Freitas consiga explorar seu potencial enquanto uma cidade líder em produção agrícola na região, consequentemente ampliando seu desenvolvimento social e econômico”, concluiu o prefeito Dr. Marcelo Belitardo.

Confira os eventos realizados:

Abertura do Mês da Agricultura Familiar (07/07)

A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal, com a apresentação do aplicativo Campolink, voltado para a modernização de vendas dos produtos agrícolas. Introduzida pela engenheira agrônoma Jeilly Vivianne, da empresa Polímata, a ferramenta facilita e amplia a lucratividade das negociações.

Ação social na comunidade Eldorado (18/07)

Fruto da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social, o evento consistiu em doação de mudas para os moradores locais e instruções ao acesso de programas sociais como o Cadúnico. Além disso, houve palestra sobre os benefícios da produção de ração e silagem a base de mandioca, que orientou os produtores do uso integral da planta e dos mais de 600 subprodutos possíveis da mandiocultura.

Ação social na comunidade Córrego do Mutum (25/07)

Em comemoração ao Dia Internacional da Agricultura Familiar, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas esteve na comunidade Córrego do Mutum para mais uma ação através da Secretaria de Agricultura . Na ocasião,houve palestra sobre produção de ração e silagem a base de mandioca, conceitos e aplicações da compostagem, e a exposição do projeto Cultivo Sustentável. Este visa promover a segurança alimentar e nutricional, melhor aproveitamento de áreas cultivadas, produção contínua e diversificada de forma sustentável e agroecológica, entre outras práticas.

Ação social na comunidade Fábio Santos (27/07)

A administração pública esteve na comunidade Fábio Santos para abertura dos serviços de recuperação de estradas vicinais e ramais, preparo de solo (aração) e assistência técnica. Tais procedimentos também são ofertados nas demais comunidades do município. A comunidade Fábio Santos possui 9 anos e 88 famílias, com uma produção agrícola diversificada e intensa.

Palestra sobre mandiocultura no distrito Jardim Novo (28/07)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, ministrou uma palestra sobre a produção de ração e silagem a base de mandioca no distrito de Jardim Novo Em parceria com a empresa Polímata, o evento foi ministrado pela engenheira agrônoma Jeilly Viviane. Foram apresentadas novas possibilidades para se trabalhar a mandioca, principalmente na produção de ração para aves e bovinos.

Festa do Agricultor (30/07)

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, participou da 10º edição da Festa do Agricultor realizada pela comunidade Arara. Estiveram presentes também as secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social e Casa da Cultura.