Agosto Lilás: Prefeitura promove ações para o combate da violência contra a mulher; confira programação

4 de agosto de 2023 - 16:02 | Imprimir

Em agosto de 2006, foi promulgada a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha. Em razão disto, a Lei nº 14.448/22 instituiu em âmbito nacional o Agosto Lilás como mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher. Por isso, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Verônica Lind — promoverá diversas ações de sensibilização, palestras, debates e divulgação de informações sobre os direitos das mulheres e os recursos disponíveis para ajudar as vítimas.

Serão contempladas as mulheres da cidade e do campo, por meio de Rodas de Conversa nos serviços da rede socioassistencial e em organizações da sociedade civil. Além disso, Teixeira de Freitas receberá, entre os dias 15 e 18, a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (da Secretaria de Política para Mulheres do Governo do Estado), que fará mutirão de serviços para as mulheres em distritos da zona rural.

Conheça o Agosto Lilás

A campanha busca romper com o silêncio que muitas mulheres enfrentam, encorajando-as a denunciar os agressores e buscar ajuda. A denúncia é fundamental para que as vítimas possam receber proteção, assistência jurídica, social e psicológica, bem como para que os agressores sejam responsabilizados por seus atos.

A participação de todos é fundamental para o sucesso do Agosto Lilás: unir homens e mulheres no combate à violência é essencial para promover um ambiente seguro e igualitário. Somente dessa forma será possível construir uma sociedade onde a violência de gênero seja erradicada — garantindo a liberdade e segurança de todas as mulheres.

Confira programação completa:

Roda de conversa com a equipe do CRAM sobre a importância do enfrentamento à violência contra as mulheres e o papel de homens e mulheres na luta

Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Castelinho

Dia: 07/08

Local: CRAS Ulisses Guimarães

Dia: 08/08

Local: CRAS Vila Vargas

Dia: 09/08

Local: CRAS Liberdade

Dia: 10/08

Local: Comunidade Terapêutica Levanta-te

Dia: 21/08

Horário: 14 horas

Local: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)

Dia: 23/08

Horário: 09h30

Local: Centro De Referência Especializado De Assistência Social (CREAS) Cassiane Lima

Dia: 23/08

Horário: 14H30

Local: Cadastro Único – Sede da Secretaria de Assistência Social

Dia: 24/08

Horário: 09h30

Local: ONG Paspas

Dia:  24/08

Apresentação da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Local: Cruzamento entre Travessa 15 De Novembro e Avenida Marechal Castelo Branco (em frente ao semáforo do Supermercado Faé)

Dia: 15/08

Horário: das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas

Mutirão de serviços às mulheres

Unidade Móvel – Acolhimento e orientação relacionada à violência contra as mulheres;

Serviços de Saúde – Orientação sobre direitos sexuais e reprodutivos, orientação nutricional e testagem rápida;

Serviços de bem estar para mulher – Corte de cabelo, maquiagem, esmaltaria;

Cabide Solidário.

Locais: Jardim Novo e Vila Marinha

Dia: 16/08

Local: Cachoeira do Mato