Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Agilidade e acolhimento: Prefeitura incrementa o processo de atendimento na UPA


17 de agosto de 2022 - 14:00 | Imprimir
Atendimento de Assistência Social na UPA (Fotos: Wesley Morau)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se constitui enquanto um importante ponto focal da rede de saúde da cidade. A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — por meio da Secretaria de Saúde — incrementa o processo de atendimento oferecido pelo corpo técnico do local.

Durante a entrada dos pacientes, funcionários responsáveis pela portaria realizam o acompanhamento completo até o balcão de recepção. Marquires Aguiar de Oliveira, diretora da UPA, informou que os servidores encarregados oferecem atenção integral: “buscamos atender os mínimos detalhes: transporte por cadeira de rodas ou maca, preenchimento de fichas na recepção, entre outras demandas”.

 Quando não há necessidade de internação, assistentes sociais integrados na unidade fazem o trabalho humanizado de acolhimento durante a interface entre a UPA e os postos de saúde . “Entramos em contato com a UBS mais próxima da residência do paciente por telefone, a fim de agendar dia e horário específicos para que ele possa procurar o serviço”, disse Marquires.

Marquires Aguiar de Oliveira, Diretora da UPA (Foto: Wesley Morau)

“O atendimento que ofertamos aqui é essencial, pois antes as pessoas saíam desorientadas, sem saber a quais setores recorrer. Passando pelo serviço social, vamos saber se é necessário ir para um PSF ou para outras instituições como CAPES ou CTO”, ressaltou Janaína dos Santos Sperotto, assistente social da UPA.

Janaína dos Santos Sperotto, assistente social da UPA (Foto: Wesley Morau)
Pular para o conteúdo