Agentes Comunitários de Saúde mapeiam regiões do município para a inclusão no atendimento das UBS

9 de agosto de 2022 - 17:23 | Imprimir

Foi iniciado nesta terça-feira (09), pela Equipe de Atenção Básica à Saúde do município, a contagem dos habitantes em áreas ainda não atendidas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS). As primeiras regiões mapeadas foram o Bairro Nova Jerusalém e o Residencial Santos Guimarães, no Colina Verde. O processo visa incluir todos os teixeirenses no atendimento regular por profissionais de unidades de saúde específicas.

O procedimento consiste, inicialmente, no mapeamento de áreas desprotegidas de atendimento próximas a certa unidade de saúde. Em seguida, são levantadas informações sobre cada residência (quantas pessoas moram na casa, ocorrência ou não de determinadas comorbidades, entre outros), para que seja feita a divisão de uma quantidade de ACS por região. Por fim, o  profissional que atenderá aquele domicílio retorna para a realização do cadastro de seus moradores na unidade de saúde que passa a recebê-los.

Visando a promoção de saúde e a prevenção de doenças a partir de ações em moradias e coletividades, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) compõe a equipe multiprofissional de Atenção Básica à Saúde em Teixeira de Freitas. “Os ACS são de extrema importância para as famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social ou que vivem longe da região central”, disse o prefeito Dr. Marcelo Belitardo. ”Estando mais próximos dos problemas que atingem as pessoas, seremos capazes de detectar situações que precisem de uma intervenção mais eficaz dos agentes públicos”.