Ação no bairro Castelinho busca conscientizar sobre as formas de violência contra as mulheres; confira detalhes

12 de agosto de 2022 - 11:36 | Imprimir
Ação no CRAS Castelinho (Fotos: Wesley Morau)

Em virtude do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, uma série de ações estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Assistência Social. Na última quinta-feira (11), ocorreu um evento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Castelinho para o debate de temas relacionados a violência de gênero com mulheres atendidas pela unidade.

Na ocasião, foram discutidos tópicos como: sinais e formas de violência abarcadas pela Lei Maria da Penha (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), importância da medida protetiva e orientações sobre o que fazer caso ela seja descumprida. A reunião foi finalizada com um bate-papo de perguntas e respostas com as presentes no local.

Vânia Santos, coordenadora do CRAS Castelinho, frisou a importância da parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) para a orientação das mulheres atendidas pelo centro: “a maioria delas não sabem a quem recorrer quando são agredidas ou quando tem seus direitos violados em suas mais diversas formas. Temos o intuito de fortalecer a autonomia e empoderamento para que as mulheres deixem de ser vítimas e sejam protagonistas de sua história”.

A administração pública tem o CRAM como um dos principais dispositivos de proteção às mulheres teixeirenses, visando informar sobre o assunto e fornecer assistência às mulheres que passam por casos de violência em suas diversas particularidades.

“Entender a existência de leis e instituições que prezam pela proteção e acolhimento às vítimas dessas agressões é um passo importante para que as mulheres da nossa cidade se sintam seguras em reconhecer seus direitos e viver com saúde e dignidade”, informou Marina Dal Monte, coordenadora da unidade.