Abril Verde: Cerest realiza campanha de prevenção de acidentes e doenças do trabalho

1 de abril de 2021 - 09:23 | Imprimir

No mês de Abril, é realizada a campanha que promove a saúde e a segurança do trabalho, Abril Verde. A Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) fortalecem essa campanha de conscientização em Teixeira de Freitas.

A campanha Abril Verde é um programa com participação espontânea da população, criado com o objetivo de elaborar uma nova cultura de redução e eliminação de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais. Objetivo é reforçar a conscientização a respeito da saúde e segurança no trabalho, estimular a cultura de prevenção, analisar os indivíduos dentro e fora do local de trabalho, refletir sobre a responsabilidade de empresas e gestores e promover ações.

O movimento é caracterizado no calendário nacional com o laço da cor verde, que corresponde à Segurança no Trabalho. Por isso, o mês de abril deve ser celebrado como a data específica para aprimorar as relações e a proteção de todos os trabalhadores no ambiente laboral.

CEREST

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST de Teixeira de Freitas acolhe demandas relativas à saúde do trabalhador, seja presencialmente, por e-mail, via representações sindicais, pela Ouvidoria da Secretaria de Saúde, Ministério Público do Trabalho. A unidade fica localizada na Secretaria de Saúde, na Av. das Nações, N°41, Monte Castelo.

O CEREST presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho, realiza ações de inspeção em saúde de trabalhador, atividades educativas, análises de situação e investigações de óbitos por acidentes de trabalho.