38ª Expô: confira os destaques da Prefeitura de Teixeira de Freitas no evento

19 de setembro de 2022 - 16:17 | Imprimir
Stand da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas durante a 38ª Expô (Foto: Wesley Morau)

Entre os dias 14 e 18 de setembro, ocorreu a 38ª edição da Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas no Parque de Exposições. O evento contou com palestras, cursos, capacitações, leilões, vaquejada e demais atrações culturais. A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas esteve presente na 38ª Expô em stands variados, a fim de apresentar diversas ações da administração pública em prol da economia e cultura da região.

A Secretaria de Agricultura levou ao evento diversos serviços oferecidos pela pasta, como demonstrações ao vivo da produção de ração a base de mandioca pela Fábrica Itinerante entre os dias 15 e 17; e a exposição de diversos produtos de agricultores locais, como o beiju produzido pela Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Comunidade Arara no dia 16. “O estímulo à mandiocultura no Extremo Sul baiano, principalmente no que se refere a agricultura familiar, é um dos mais importantes investimentos da nossa pasta”, explicou Elenita Medrados, secretária de Agricultura. “Ocasiões como essa são essenciais para que possamos expor aos teixeirenses grande parte da nossa produção agrícola, riqueza do nosso município”.

A Rodada de Negócios, que ocorreu no dia 16, buscou estabelecer maior interação entre produtores locais com empresários do município, no intuito de facilitar a logística de distribuição de alimentos.  “O intercâmbio comercial entre a agricultura familiar e o trade turístico local possibilita o desenvolvimento socioeconômico não só do agronegócio, mas de diversos setores econômicos, incentivando o empreendedorismo e fortalecendo a economia dos pequenos negócios com a circulação de riqueza mantendo o Homem do Campo no campo”, ressalta Maxsoely Brito, secretária de Desenvolvimento Econômico que atuou junto a Secretaria de Agricultura, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Polímata/Suzano para a promoção do serviço.

O stand da Secretaria de Meio Ambiente levou, para a 38ª Expô, o Projeto Teixeira + Verde, projeto cujo objetivo é promover ações de sensibilização a partir da doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Ocorreu a mostra de sabão ecológico, resultado da Campanha Recicla + Teixeira, que teve como resultado a coleta de 109 litros de óleo, em 86 dias de vigência experimental. Além disso, a comunidade foi beneficiada com a doação de 218 mudas de frutíferas. Houve também a exposição de vassouras ecológicas, pela empresa parceira Recicle Mais, que propõe incentivar e sensibilizar a população sobre o descarte correto de lixo. “Os serviços expostos integram sustentabilidade, cidadania e identidade local, trazendo mais possibilidades à economia teixeirense”, disse Sabrina Rampinelli, secretária da pasta.

Stand de Secretaria de Meio Ambiente (Foto: Wesley Morau)

A Prova dos Três Tambores, promovida pela Secretaria de Esporte em parceria com o Centro de Equoterapia de Teixeira de Freitas, valorizou a modalidade equestre a partir da competição de cavalos, e atraiu esportistas de estados como Espírito Santo e Minas Gerais. “Esse é um esporte que, além de ter um valor cultural expressivo para nossa região, visibiliza projetos que envolvem socialização, cognição, autonomia e aspectos comportamentais”, destacou Sandra Drago, secretária de Esporte do município.

O prefeito Dr. Marcelo Belitardo frisou a importância da 38ª edição da Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas para a valorização do Extremo Sul baiano: “vimos os teixeirenses unidos em uma cerimônia que proporcionou a valorização de nossos patrimônios culturais a partir da disseminação de hábitos e costumes da região, além do forte potencial econômico de nossas produções”.