Vacina Meningocócica ACWY já está disponível nas unidades de saúde de Teixeira para adolescentes de 11 e 12 anos


31 de julho de 2020 - 14:38 | Imprimir

As unidades de saúde de Teixeira de Freitas já estão aplicando a vacina Meningocócica ACWY, que foi incluída neste ano no calendário vacinal pelo Ministério da Saúde. O público-alvo são adolescentes na faixa de 11 e 12 anos de idade.

De acordo a Técnica responsável da vigilância epidemiológica e do setor de imunização, Valéria Lima, a vacina, leva em consideração a gravidade da doença meningocócica que antes era disponibilizada apenas na rede privada e agora passa a ser disponibilizada também pelo SUS.

“Esta vacina é mais uma proteção contra a Meningite, uma doença grave, que provoca a inflamação das meninges (membrana que recobre o cérebro e medula espinhal) e pode ser causada por vários microrganismos. A vacina imuniza contra Meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. A meningite e é uma doença muito grave que pode deixar sequelas para toda vida e até mesmo levar à morte.”

Ela reforça ainda aos pais a importância de crianças e adolescentes estarem com o cartão de vacinação em dias, seguindo o cronograma. “Sabemos da gravidade do momento em que vivemos, mas é de fundamental importância que as crianças e os adolescentes continuem sendo vacinados, pois não podemos diminuir a atenção para outras doenças ainda mais graves”.