Secretaria Municipal de Saúde trabalha para manter estoque de luvas e máscaras para profissionais


23 de março de 2020 - 19:35 | Imprimir

A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas está empenhando esforços para que os equipamentos de proteção individual (EPIs) sejam suficientes para todos os servidores da saúde. A saber, luvas, máscaras e afins. Os profissionais estão na linha de frente em combate ao coronavírus. O principal desafio foi o de conseguir fornecedores, sobretudo, de máscaras. “Não há carência de EPIs. Por outro lado, precisamos garantir que eles não faltem para médicos e profissionais de saúde na fronte”, afirma o secretário de Saúde do município, Hebert Chagas.

Além de proteger as equipes, os EPIs também garantem a saúde de pacientes. “Atualmente não temos nenhum paciente infectado por coronavírus. Temos tomado todas as nossas precauções e nossos profissionais estão fazendo o uso dos EPI’s. Porém, temos critérios e estamos fazendo controle firme para evitar desperdício ou uso inadequado”, pontuou o secretário.

“No entanto, notícias falsas insistem em circulam pelas redes sociais. Durante o fim de semana, mas uma Fake News foi disseminada a respeito de uma vaguinha virtual para compra de EPI’s por parte dos médicos teixeirenses, fruto de uma suposta falta de recursos nos cofres da Prefeitura. Pelo contrário, nós dispomos de recurso, mas sentimos a falta de fornecedores com insumos suficientes”, declarou.

O secretário reforça que para manter as unidades de saúde abastecidas, são necessárias medidas criteriosas. “A Secretaria de Saúde, no primeiro momento, encontrou dificuldade para achar fornecedor com estoque para entrega, assim como todas as secretarias do restante do país, mas nesta sexta-feira (20) conseguimos fornecedor para parte da demanda. A compra de EPI’s para nossos profissionais está sendo realizada. Ainda aguardamos o reforço desses materiais por parte da Secretaria Estadual de Saúde que se mostra solidária na prevenção da pandemia”.

“Em tempos de FakeNews as pessoas são bombardeadas por desinformações e há muitas dúvidas, por isso criamos o “Informe COVID-19”, o canal de informação disponível através do e-mail: informecovid19.txf@gmail, pelo whatsapp (073) 9 9844-3768 e telefone (073) 3011-0970. Por meio dele, a população teixeirense poderá informar possíveis casos, solicitar atendimentos emergenciais e tirar dúvidas em relação ao contágio, prevenção e atualização”, conclui o secretário.

ASCOM/PMTF | Fotos:Wesley Morau – ASCOM/PMTF