Secretaria de Saúde realiza mais um treinamento para profissionais da Atenção Básica


14 de fevereiro de 2020 - 17:44 | Imprimir

Mais uma ação da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas (SMS) para a capacitação profissional e humanização. O “Janeiro Roxo” é o mês de combate à hanseníase, por isso, a SMS, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu o treinamento sobre o tratamento e diagnóstico da Hanseníase, doença que possui um número significativo de casos na região Extremo Sul.

O evento aconteceu nos dias 13 e 14 de fevereiro e contou com a experiência do Dr. Herison Palma, que tem mais de 18 anos de atendimento em unidades de saúde da família, na Atenção Básica. Os médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da rede de atenção básica e do município receberam informações que facilitam o diagnóstico, o tratamento e a notificação dos casos de hanseníase.

Segundo o Dr. Herison, é importantíssimo que o médico, o enfermeiro e o fisioterapeuta da unidade estejam aptos a identificar os casos. “Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápido e efetivo será o tratamento. A hanseníase é uma doença que pode ser diagnosticada dentro da unidade de saúde, não depende muito de exames de laboratório”, explicou o médico.
A enfermeira que atua no bairro São Lourenço, Rogéria Lopes considera fundamental estes treinamentos. “Capacitar é ver realmente o que está acontecendo de novo e até relembrar qual é a causa da doença, os sintomas e como tratar adequadamente, porque nós estamos em constantes mudanças e, assim, a gente pode acompanhar a evolução da doenças”, disse.

O secretário de saúde, Hebert Chagas, garante que com estes treinamentos, que acontecem periodicamente, a Secretaria de Saúde, consegue levar à população um serviço de saúde cada dia melhor. “Além de valorizar o nosso profissional, com estas estratégias de capacitação, nós conseguimos dar para a população o melhor atendimento possível, de forma humanizada e eficiente”, destacou o secretário.