Secretaria Municipal Saúde passa a realizar testes rápidos de Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde


20 de maio de 2020 - 18:44 | Imprimir

A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas promoveu esta semana dois treinamentos que marcam o início da realização de Testes Rápidos para Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde do município, que se iniciaram esta semana. Na tarde desta terça-feira (19), um treinamento para os enfermeiros das UBS’s, sobre o retorno dos atendimentos em todas as unidades de saúde, seguindo todas as medidas de contingenciamento ao novo coronavírus e realização de Testes Rápidos que serão realizados nas unidades a partir desta semana. Nesta quarta-feira (20), foi a vez dos dentistas das unidades receberam as orientações de como será o monitoramento dos casos suspeitos de covid-19 e seus contatos, que será feito pelos dentistas.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosidalva Barreto, os testes rápidos serão ofertados para todo mundo que for enquadrado como síndrome gripal após a avaliação médica. “Toda pessoa com suspeita deve permanecer em isolamento domiciliar, assim como seus contatos domiciliares. Atualmente, a testagem rápida tem indicação de ser realizada no 11° dia de desenvolvimento da doença, ou seja do início dos sintomas”, explicou.

Segundo o coordenador da atenção básica, Waldir Schmidt, O objetivo de reunião era alinhar o atendimento. “Estamos hoje com as 40 equipes de saúde da família, voltando com as atividade, tentando normalizar os atendimento, seguindo as normas de segurança, de agendamentos, grupos de risco, atendimento aos hipertensos, aos diabéticos, mas priorizando as pessoas que tem síndrome gripal”, explicou o coordenador.