Secretaria de Saúde entrega mochilas de suporte para o SAMU 192


5 de novembro de 2019 - 15:21 | Imprimir
Rosana Vaz – Diretora do SAMU e Fabiano Marily – Secretário de Saúde

A Secretaria de Saúde realizou, na manhã desta terça-feira (5), a entrega das novas mochilas de suporte para a diretora regional do SAMU 192, Rosana Vaz. Os equipamentos fazem parte do planejamento de investimento em reestruturação dos serviços de saúde prestados à população.

O secretário de saúde, Fabiano Marily, explicou que este ano foram realizados diversos investimentos com entrega de equipamentos para diversos serviços, e com o SAMU 192 não seria diferente, pois estas mochilas são um pedido antigo da coordenação do serviço. ”Recebemos, recentemente, três ambulâncias do SAMU, dentre elas, uma ambulância de suporte avançado. Estas mochilas são importantes pois elas dão maior agilidade. Cada bolsa representa um tipo de atendimento, para um tipo de emergência específica, então a equipe passa a ter maior suporte e velocidade, utilizando o suporte necessário para cada tipo de ocorrência.”, explicou o secretário.

Os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), acolhem os pedidos de ajuda médica de cidadãos acometidos por agravos agudos à saúde, de natureza clínica, psiquiátrica, cirúrgica, traumática, obstétrica e ginecológica, com acesso telefônico gratuito, pelo número nacional 192, de uso exclusivo das Centrais de Regulação Médica de Urgências do SAMU, de acordo com Decreto da Presidência da República n.º 5.055, de 27 de Abril de 2004 (BRASIL, 2004c).