Sala do Empreendedor de Teixeira de Freitas abre empresas em até 15 minutos


23 de agosto de 2019 - 11:26 | Imprimir

A Sala do Empreendedor, localizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo de Teixeira de Freitas, já está realizando a abertura de empresas em apenas 15 minutos. A agilidade é reflexo da incorporação de diversos órgãos fundamentais para o processo de abertura de uma empresa, como: Junta Comercial, Setor de Tributos, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Infraestrutura e agentes de desenvolvimento, além de uma unidade técnica do Corpo de Bombeiros. Antes, a Sala do Empreendedor só ofertava atendimento aos microempreendedores individuais, agora, qualquer empresa que precise de alvará pode resolver tudo com agilidade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Guimarães, esta agilidade diminui também a burocracia e os custo pra quem precisa abrir uma empresa. “Esperamos dar exemplo, não só pra Bahia, mas para o Brasil, de eficiência e de respeito ao empresário ou empreendedor que quer gerar emprego e distribuir renda. Teixeira tem hoje mais de 8 mil microempreendedores individuais e 80% destas microempresas abertas não fecham as portas”.

Vanderlei Leite, primeiro Microempreendedor Individual a formalizar no município de Teixeira de Freitas a sua empresa em 2009, comenta a experiência. “Eu acredito na sala e o suporte que ela pode oferecer aos microempreendedores que buscam o serviço na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Em 10 anos de registro de MEI, tenho usufruído dos cursos e capacitações para o avanço profissional e só tenho o que comemorar com esse novo suporte”.

Criada pelo Prefeito Temóteo Brito, através do Decreto 476/2019, a Nova Sala do Empreendedor de Teixeira de Freitas mantém atendimento sem fechar para horário de almoço, das 7h30 às 17h30. A Sala hospeda-se na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, localizada na avenida Getúlio Vargas, nº 3.135 – Centro.