Prefeitura de Teixeira de Freitas adia em um dia início da campanha contra a gripe


21 de março de 2020 - 20:03 | Imprimir

A vacinação contra a gripe, em Teixeira de Freitas, vai ter início na terça-feira, 24 e não mais na segunda-feira, 23. A medida é por conta das ações de enfrentamento e contenção ao COVID-19. A Prefeitura irá deslocar os pontos de imunização para as escolas, com espaços abertos e arejados, evitando aglomeração.

As fases da campanha são: 24 de março, para idosos e trabalhadores da saúde; 16 de abril para professores das redes públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento; 09 de maio, crianças de 6 meses à menores de 6 anos, grávidas, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), doentes crônicos, portadores de condições clínicas especiais, pessoas de 55 a 59 anos, jovens sob medidas socioeducativas, população indígena.

Para viabilizar a campanha, o Ministério da Saúde investiu, para todo o Brasil, R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. Até o momento, a pasta enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o final de março. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.