Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Mutirão de cirurgias de catarata é realizado no HMTF; procedimentos são parte do Mais Saúde, Menos Fila e acontecem também na segunda (22)


21 de agosto de 2022 - 14:02 | Imprimir
Cirurgia de catarata realizada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (Foto: Wesley Morau)

Neste domingo (21), são realizadas as cirurgias de catarata no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas em forma de mutirão. A ocasião é parte do projeto Mais Saúde, Menos Fila, promovido pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Saúde, cujo objetivo é  zerar as filas de atendimento nas unidades de saúde do município. 

Até o fim do dia, é prevista a realização de mais de 300 procedimentos cirúrgicos para o tratamento da doença. A próxima segunda-feira (22) também irá contar com cirurgias para a população.  O prefeito Dr. Marcelo Belitardo esteve presente no HMTF e conversou com pacientes e profissionais do local: “a gestão pública tem se empenhado em utilizar todos os recursos possíveis para mapear e solucionar as demandas dos teixeirenses. A catarata tem cura e tratamento, por isso é essencial que possamos ofertar o serviço realizado aqui hoje com mais frequência”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, atingindo principalmente pessoas com mais de 50 anos.  A doença é caracterizada enquanto a opacidade (ou embaçamento) do cristalino, parte do olho responsável pela nitidez, igual a uma lente. “Devolver a visão dos nossos pacientes nos enche de orgulho. Isso mostra que a articulação entre a administração e a comunidade faz com que nosso município cresça bastante no quesito qualidade de vida”, ressaltou Danilo Fernandes, secretário de Saúde. 

Jaime José esteve na fila para operar e se mostrou animado: “hoje é o melhor dia da minha vida: vou melhorar minha visão. Vão fazer 8 anos que descobri a catarata, já fiz a cirurgia de um olho e agora farei do outro”. Já Maria Aparecida ficou nervosa com a cirurgia: “fui no CER IV e vi que estava com início de catarata; nem óculos daria jeito. Foi uma surpresa para mim, nunca passei por uma cirurgia desse tipo. Tenho fé de que vai dar tudo certo”.

Assim que o paciente do mutirão sai da sala cirúrgica, ele recebe um kit com óculos de proteção, colírio para os olhos, além de orientações sobre a revisão, receita dos medicamentos necessários, e dicas sobre ações do cotidiano que devem ser evitadas para o melhor resultado da cirurgia — coçar o olho ou pegar muito peso, por exemplo. “Tratamos da doença com um procedimento seguro e rápido. Mesmo assim, o sucesso da cirurgia depende tanto da equipe médica como do paciente”, alertou Jorge Araújo, diretor-médico da empresa contratada pela PMTF para essa iniciativa. “É importante que todos possam se consultar regularmente com um oftalmologista para que possamos diagnosticá-los rapidamente e antes de qualquer complicação”.

Pular para o conteúdo