Gestores da educação municipal participam de treinamento sobre novas regras da Base Nacional Comum Curricular


16 de agosto de 2019 - 14:40 | Imprimir

Gestores das escolas do 6º ao 9º da rede municipal de Teixeira de Freitas se reuniram nesta sexta-feira (16) para mais um treinamento sobre as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que serão implementadas a partir do próximo ano letivo. Estes treinamentos já são realizados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, para os profissionais da educação, desde março de 2017.

Nesta oportunidade os diretores e coordenadores tiveram uma palestra, com a psicopedagoga Tânia Bárbara, sobre o ‘Desenvolvimento de Plano Estratégico como Ferramenta de Gestão Escolar’. O objetivo é analisar, avaliar e se atualizar sobre a aplicação das novas regras da BNCC. Para a palestrante é fundamental se apropriar de quais são essas novas orientações, não somente por serem inovadoras e significativas, mas também para fazer com que realmente sejam funcionais. “Não há uma educação transformadora sem conhecer a demanda atual e sem levar em consideração o que é cobrado destes alunos fora dos muros das escolas.”, destacou a psicopedagoga. Ainda segundo ela, a proposta destas mudanças é construir uma educação transformadora e inovadora para que o aluno seja realmente um agente transformador, um agente de mudanças no contexto onde ele está inserido.

Diretora da Escola Gilberto da Silva Cardoso, Jaldete Almeida

Para Jaldete Almeida, diretora da Escola Gilberto da Silva Cardoso, que participou do treinamento, estas mudanças são um grande marco na educação como um todo. “O processo educacional vem passando por várias mudanças e eu acredito que essa nova modalidade dará ao gestor e, principalmente ao professor, a oportunidade de reformular uma nova roupagem e construir uma educação com mais qualidade.” disse a diretora.

Coordenadora do Núcleo de Administração Escolar, Solange Moura

A coordenadora do Núcleo de Administração Escolar, Solange Moura, disse que estes treinamentos estão previstos para acontecerem periodicamente até o início do ano letivo de 2020, que é a data em que as mudanças passam a valer oficialmente. “Estamos planejando ainda para esse mês outras formações para transmitir com muita confiança e muita competência todas as normas que são essenciais pra BNCC, pois não tem como falar em educação de qualidade sem mencionar uma formação continuada de professores”.