Crianças celebram dia nacional do livro infantil em Teixeira de Freitas


17 de abril de 2019 - 09:36 | Imprimir

As atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil aconteceram na tarde desta terça-feira (16), na praça Pedro Alvares, e incluíram leituras, brincadeiras, pintura facial e contação de histórias. A ação é promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas através da parceria da Biblioteca Pública Municipal e Núcleo de Apoio Pedagógico a Educação Infantil.

“A propagação do livro e da leitura entre crianças e jovens tem grande peso nas iniciativas promovidas pela Biblioteca Pública Municipal. A literatura é essencial não só para a formação de leitores, mas para a formação de pessoas. Por essa razão, o incentivo à leitura entre o público infantil faz parte das ações da biblioteca que buscam estimular o hábito da leitura na população”.
destacou Ludmilla Takeuchi, coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Prof. Pedro Calmon.

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado oficialmente no dia 18 de abril. Sua instituição foi realizada em 2002, em registro a celebração do dia oficial da literatura infanto-juvenil em nosso país e faz justa homenagem ao nascimento do escritor paulista Monteiro Lobato (1882-1948), nome de referência em se tratando da literatura dedicada às crianças no Brasil.

Saiba mais sobre as ações da nossa Biblioteca Pública

A biblioteca foi fundada em 2010 e é dirigida pelo Departamento de Cultura do Município, parte da Secretaria de Educação e Cultura. Situada na Rua Prudente de Morais, Centro (próxima ao Hotel e Churrascaria Roda Viva), está aberta de segunda a sexta, de 7h30 às 17h, exceto aos feriados.

Atuando junto às Escolas da Rede Pública Municipal, o espaço também abriga os projetos da Casa da Cultura, onde são realizadas oficinas de teatro, capoeira, ballet, pintura em tecido, pintura em tela, literatura e arte infantil, violão e flauta. Aberta ao público a biblioteca fica disponível a todos, que podem aproveitar da estrutura para realizar pesquisas ou mesmo para mergulhar no universo dos romances, comédias e demais gêneros literários.

Atualmente conta com aproximadamente 9 mil livros em seu acervo, que recebe visitas agendadas de alunos das escolas da cidade de todas as faixas etárias, organiza rodas de leitura para o público infantil e agora também oferece o serviço de biblioteca itinerante, projeto que promete levar literatura com leituras livres e direcionadas com monitores, contação de histórias e outras atividades lúdicas associadas à leitura para toda a cidade.