Conselho Tutelar é empossado em Teixeira de Freitas


10 de janeiro de 2020 - 17:07 | Imprimir

A nova Gestão do Conselho Tutelar de Teixeira de Freitas foi diplomada na manhã desta sexta feira, 10 de janeiro de 2020, em uma cerimônia de posse, celebrada no auditório da Câmara de Vereadores do município organizada pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a SMAS- Secretaria Municipal de Assistência Social.

Foram empossados 10 conselheiros e 10 suplentes eleitos pela sociedade teixeirense em 2019 para o Conselho Tutelar, órgão que funciona de forma autônoma e trabalha em conjunto com diferentes setores da sociedade e com a comunidade para atender as demandas e cumprir com as atribuições presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O evento contou com a participação do juiz de direito Dr. Argenildo Fernandes, do Secretário Municipal de Assistência Social, Gilberto Santos, do Chefe de Gabinete do município, Agnaldo Barbosa, do Secretário Municipal de Administração, João Carlos Vieira, do presidente da Câmara Ronaldo Baitakão, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Geovane Santana, que formaram a mesa de abertura do evento.

De acordo com o Secretário de Assistência Social, Gilberto Santos, a cidade conta com dois Conselhos Tutelares e ambos são autônomos, sendo que o município, através da Secretaria de Assistência Social, colabora com a estruturação e compõe a rede de atuação do Contef juntamente com outros órgãos.

“A Secretaria Municipal de Assistência Social dá todo apoio necessário para o bom funcionamento do Conselho Tutelar, isso porque a Prefeitura, através do Prefeito Temóteo Brito, não mede esforços quando o assunto é sobre as crianças e adolescentes da nossa cidade, garantindo assim um maior suporte para a atuação desse árduo trabalho”, pontuou Gilberto.

O juiz da Vara da Infância e Juventude informou que o CONTEF atende a demandas de crianças e adolescentes em situação de risco e que “A Vara da Infância e Juventude tem uma estrita ligação com o Conselho Tutelar, pois todas essas demandas acabam desaguando no Poder Judiciário para que possamos encaminhar as soluções cabíveis ao judiciário,” declarou Dr. Argenildo.

O CMDCA acompanha desde o processo eleitoral e capacitação dos conselheiros, até o momento de posse do Conselho Tutelar. De acordo com o presidente do CMDCA, Geovane Santana, o trabalho não termina nessa posse, pois ainda em 2020 realizarão mais duas capacitações para o CONTEF com o intuito de preparar cada vez mais os novos conselheiros para o trabalho.

A secretária executiva do CMDCA , Karla Rodrigues, disse que “essas responsabilidades foram atribuídas pelas resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e que há 9 meses o CMDCA tem se empenhado para que todos os processos fossem feitos de forma coerente e parabenizamos hoje a todos aquelas que compõem a nova gestão.” Finalizou Karla agradecendo ao município pela estruturação do Conselho.