CER realiza a II Semana da Pessoa com Deficiência

27 de setembro de 2019 - 12:08 | Imprimir

De 24 a 26 de setembro (terça a quinta-feira) o Centro Especializado em Reabilitação – CER, como apoio de Secretaria Municipal de Saúde, realizou atividades voltadas à II Semana da Pessoa com Deficiência. Foram ações de caráter cultural e educativo, dentro do CER, com a participação da instituição Pestalozzi, durante todos os dias com uma programação variada. Foram apresentações musicais, peças teatrais, oficinas temáticas, treinamentos para profissionais, com muita animação e energia.

Para uma das organizadoras, Marie Anne Pires, o evento teve como objetivo colocar em foco a vida das pessoas com deficiência, a fim de repensar de que forma a sociedade tem convivido com as deficiências. “A semana foi pensada para que a gente conseguisse uma articulação verdadeira com pessoas com deficiência familiares e profissionais da saúde para pensar em melhores estratégias para lidar com a deficiência, melhorando a interação das pessoas e trazendo mais oportunidades. O resultado foi maravilhoso” , explicou Marie Anne.

Osvaldo Freitas, que é pai de um dos pacientes atendidos pelo CER, falou sobre a importância de eventos como este na vida das pessoas. “Foi um momento sublime de muita felicidade, porque as vezes a gente fica muito ocupado com o mundo lá fora e deixa de observar as pessoas que nos cercam. Esse realmente é um trabalho maravilhoso que estão fazendo aqui porque as vezes essas pessoas, que pra mim são pessoas normais, precisam ser reconhecidas.”, disse Osvaldo.

A assistente social, Jamile Rodrigues, ter a oportunidade de participar de uma semana como esta é fundamental. “É uma alegria muito grande, enquanto profissional, participar deste momento e abordar esse tema com a sociedade. Nós realizamos a oficina sobre os direitos da pessoa com deficiência.”, disse a assistente social.