CER encerra Outubro Rosa com palestras e consultas com especialista


1 de novembro de 2019 - 14:54 | Imprimir

A equipe do Centro Especializado em Reabilitação organizou, na manhã desta sexta-feira (1), um evento de encerramento do Outubro Rosa, para as mulheres atendidas e mães de pacientes da unidade. O evento teve uma palestra sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama, com a mastologista Drª Daniela Pratti e consultas clínicas, realizadas pelos estudantes de medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com a supervisão da Drª Daniela. Ao todo foram realizadas mais de 70 consultas.


Esta iniciativa faz parte do planejamento da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, para a campanha de incentivo e prevenção ao câncer de mama, que teve ações em todas as unidades de saúde do município.


A dona Maria Ieda Souza esteve na unidade no início da semana e recebeu o convite para o evento de encerramento do Outubro Rosa. Ela aproveitou para realizar a consulta com a mastologista. “Ano passado eu fiz pelo SUS lá no postinho e eu preciso fazer esse exame todo ano porque já tirei nódulos. Ano passado eu fiz e gostei. Voltei pra fazer novamente porque temos que aproveitar as oportunidades.”, disse Maria Ieda.


Para a mastologista Drª Daniela Pratti o Outubro Rosa é fundamental. “Estas campanhas de conscientização têm aumentado a procura das mulheres. A gente observa que todo ano depois do Outubro Rosa as pacientes tendem a procurar mais atendimento e realizar mais os exames de mamografia.”, disse a mastologista.