Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

VOLTA ÀS AULAS: ano letivo de 2020 retorna em fevereiro e deve permanecer remoto


25 de janeiro de 2021 - 15:46 | Imprimir

As escolas da Rede Municipal de Ensino estão de férias desde o dia 22 de dezembro de 2020, as aulas serão retomadas no dia 01 de fevereiro de 2021, dando continuidade ao ano letivo de 2020, que devido às medidas adotadas pelo município em prevenção ao novo coronavírus, ainda não tem a sua carga horária mínima cumprida.

“As aulas foram suspensas no dia 18 de março de 2020 e retomadas no mês de maio de 2020, após a implementação do Plano de Ação Emergencial passando a ser remotas. Isso impediu a conclusão do ano letivo em 2020, por isso daremos continuidade a ele agora em 2021”, explica a secretária de Educação e Cultura do Município, Regiane Chuaith.

As aulas retornam no dia 01 de fevereiro e permanecem de forma remota, disponibilizando aos estudantes atividades impressas quinzenais de cada série/ano e vídeos explicativos dos conteúdos trabalhados através do Portal do Aluno para o Ensino Fundamental I e II e EJA – Educação de Jovens e Adultos.

“No entanto, a EJA, por ser dividida em módulos, cumpriu a sua carga horária em 2020, retornando em fevereiro já no calendário escolar de 2021. Calendário esse que tem como período de matrículas 29 a 03 de fevereiro”, pontua a Secretária.

Em relação à Educação Infantil, a disponibilização das atividades permanece virtual e lúdica, o que deve garantir que as crianças não percam o vínculo afetivo escola/professor e, consequentemente, dê continuidade ao processo de aprendizagem iniciado em 2020.

O ano letivo de 2021 para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II só deve ter início no mês de abril, como prevê o calendário escolar definido pelo Conselho Municipal de Educação. As resoluções foram publicadas na edição 3.612 do diário oficial do município no fim do ano passado.

Retorno das aulas presenciais

De acordo com Regiane Chuaith, mesmo com a boa notícia da chegada das vacinas em nossa cidade, ainda não existe a possibilidade do retorno das aulas presenciais. “Nós ainda não temos autorização para retornar com as aulas presenciais, e quando tivermos seguiremos o protocolo de segurança determinado pelo Ministério da Educação, a seguir antes de retorna-las”.

Inicialmente, a rede Municipal de Ensino de Teixeira de Freitas trabalhará os meses de fevereiro e março para encerrar o ano letivo de 2020, que vai até 31 de março, com aulas inteiramente remotas. No caso da Rede Particular de Ensino, onde a dinâmica de funcionamento é diferenciada da existente no Município, as aulas, que também devem permanecer remotas, voltam a partir do mês de fevereiro, já com o ano letivo de 2021 vigente.

“Até onde sabemos, elas conseguiram concluir a carga horária exigida por lei de 800 horas e estão livres para seguir seus calendários”, pontuou Regiane.

Enquanto a autorização para o funcionamento não chega, a Secretaria de Educação e Cultura do Município prepara-se para o momento. Ainda nesta semana, o Comitê Intersetorial volta a se reunir para discutir como será feito e viabilizado no futuro, um possível retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino. Retorno que ainda não tem data prevista, levando em conta o último decreto (nº19.586 de 15.01.2021) do Governo do Estado da Bahia, vigente para escolas públicas e privadas.

Protocolo de Segurança

Determinado pelo Ministério de Educação, o protocolo prevê medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus em um futuro onde as escolas possam retomar as suas atividades com segurança. Nele são definidas algumas ações como: a desinfecção de ambientes, a aquisição de equipamentos de proteção individual e coletivo, como máscaras, luvas e tapetes de desinfecção dos pés e a de produtos básicos, como álcool em gel e outros, e a redução do número de alunos por sala de aula.

Preocupada com a segurança de alunos e funcionários, a Secretária ressaltou os cuidados que ainda devem ser mantidos apesar da chegada das vacinas. “A vacina chega, mas os cuidados com funcionários e alunos continuam. Temos o desejo de que as aulas retornem a ser presenciais, afinal o quanto antes os alunos puderem retornar às salas de aula, menor será o impacto na sua aprendizagem. Mas antes da aprendizagem vem a vida. Então estamos nos adequando para cumprir com o protocolo exigido”.

Recomendações

A vacina é uma realidade em nossa cidade e em breve deverá cumprir o seu papel imunizante. Até lá, precisaremos continuar o ano letivo de 2020 nos meses de fevereiro e março de 2021 para garantir o cumprimento da carga horária obrigatória aos estudantes. “Para isso, precisamos que as famílias nos ajudem:”

Buscando as atividades na escola;

Acompanhando o Portal do Aluno;

Auxiliando seu(sua) filho(a) na realização das atividades;

Devolvendo as atividades à unidade escolar conforme cronograma.

Fotos: Ascom/PMTF – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teixeira de Freitas – BA

Pular para o conteúdo