Secretários Municipais participam de instalação de Posto de Recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos em Teixeira de Freitas

5 de abril de 2018 - 16:09 | Imprimir

Na manhã desta quinta-feira, dia 05 de abril, foi inaugurado o Posto de Recebimento de Embalagens Vazias e Resíduos de Defensores Agrícolas em Teixeira de Freitas. O Secretários Municipais de Agricultura, Dorivaldo Neves, e o Secretário de Meio Ambiente, José Archângelo Depizzol, participaram do evento.

O Secretário Municipal de Agricultura, Dorivaldo Neves, destacou a importância da inauguração do Posto de Recebimento. “Existiam um vazio na região, pois quando o agricultor compra o defensor agrícola em qualquer loja, além da nota fiscal ele assina um termo de compromisso que ele vai devolver aquela embalagem com tríplice lavagem e eles não tinha onde devolver, pois o posto mais próximo era em Itabuna e Linhares no Espírito Santo, os agricultores dependiam de uma semana itinerante que acontecia uma vez por ano, a partir dessa necessidade a Assoagres entrou em contato com a Adab e agora este Posto de Recebimento em Teixeira de Freitas irá atender a região do Extremo Sul”.

O coordenador Regional de Operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (IMpev) Gustavo Pimentel destacou o papel do Posto de Recebimento. “Todas as embalagens que contemplam o agrotóxico, como plásticos, embalagens metálicas, papelão, esta unidade ficará aberta permanentemente a ImpEV, a ASSOAGRES, a Adab e Secretária Municipal de Agricultura de Teixeira de Freitas fizeram a parceria para a criação deste posto que funcionará de segunda a sexta-feira e irá receber todas as embalagens que contemplam o agrotóxico, como plásticos, embalagens metálicas, papelão, atendendo todos os municípios do Extremo Sul”.

O responsável técnico da Associação Dos Revendedores De Insumos Agropecuários Do Espirito Santo (ASSOAGRES) Olivério Poltronieri Neves falou sobre a iniciativa. “Esta questão de ter um local correto para o descarte das embalagens traz para o produtor uma segurança para que ele destine as embalagens corretamente e aproveitamos para agradecer o apoio da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Agricultura, para que nós pudéssemos viabilizar este posto de recebimento”.