Secretaria Municipal de Agricultura acompanha atividades do PAT da Mandiocultura em Teixeira de Freitas

5 de dezembro de 2018 - 17:00 | Imprimir

Com o objetivo de desenvolver o projeto do PAT da mandiocultura, os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram a campo para dar assistência técnica no que diz respeito as áreas demonstrativas e maniveiros do nosso município.

Em julho deste ano foi implantado o primeiro maniverio do município de Teixeira de Freitas na comunidade de São Sebastião na propriedade do Sr. Vanuilson Zanardo, com as variedades vindas da Embrapa Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas-BA, que são: Formosa, Platina e Olho Roxo.

No plantio foi feito a adubação de base e posteriormente foi feito a adubação de cobertura e nessa última visita foi detectado a necessidade de se fazer a limpeza da área através de capina. A área demonstrativa da comunidade São Sebastião foi implantada no dia em novembro na propriedade do Sr. José Emídio e lá foi utilizada a variedade “Zezé” e será utilizada somente adubação orgânica nessa área.

Já a área demonstrativa da comunidade Arara foi implantada no dia 22 de novembrp na propriedade do Sr. Jeremias Pereira e lá foi utilizada a variedade Caravelas e a adubação nessa área vai ser 30 dias após o plantio com a utilização de manipueira, e a visita técnica foi para avaliar a germinação da planta e a necessidade ou não de combater formiga

Na comunidade Córrego do Muntum, os técnicos escolheram na propriedade do Sr. Paulo Soares um local para a próxima área demonstrativa e fizeram a coleta de amostra de solo para análise.

Os técnicos da Secretaria de Agricultura que fazem parte do PAT da mandiocultura, Sinara Sales e Leandro Rocha, engenheiros agrônomos, e Kaká Farias, técnico em agropecuária, acompanham as atividades do PAT por entender a importância do poder público participar deste processo de fortalecimento da cultura na região.