Outubro Rosa

Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas realiza projeto de cirurgias de reconstrução de mamas


31 de outubro de 2018 - 16:38 | Imprimir

Em reunião com a defensoria pública do Estado da Bahia, Secretário de Saúde alinhou o planejamento para o início das cirurgias plásticas reparadoras da mama em mulheres de Teixeira de Freitas. A reunião aconteceu na sede da defensoria, na manhã desta segunda-feira, 29 de outubro, e contou com a presença de representantes da Secretaria, da Defensoria Pública e de pacientes que farão as cirurgias.

O atendimento às pacientes será realizado em etapas, primeiro será feita uma análise clínica, que começa dia 31 de outubro, em todas as mulheres que irão realizar a cirurgias, com exames pré-operatórios. Depois será realizada a compra das próteses específicas para as necessidades de cada paciente, e em seguida será feito o agendamento das cirurgias, que deverão acontecer durante o período de 4 meses, começando em dezembro. As médicas responsáveis pela análise das pacientes são as mastologistas, Dra. Rosicarla Dourado e Dra. Daniela Pratti.

O recurso para a compra das próteses foi doado pela Câmara de Vereadores em 2017 e este ano a Secretaria Municipal de Saúde deu uso justo a este recurso para iniciar este projeto cirúrgico que estava parado no município há muito tempo.
O Secretário Municipal de Saúde, Max Almeida, destaca a importante conquista de aquisição de próteses mamárias.

“Sabemos que os municípios vivem uma crise financeira sem precedentes, e muitos não estão conseguindo realizar estes procedimentos, mas estamos muito honrados em poder participar de algo tão importante na vida destas mulheres: a autoestima.”, destacou o Secretário Max Almeida.