Primeira etapa vai contemplar novos semáforos em cinco trechos de Teixeira de Freitas


24 de Abril de 2018 - 15:31 | Imprimir

Rotatória da Pão Gostoso | Foto: Wesley Morau

Uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas irá realizar ações com o objetivo de modernizar o trânsito do município. Para a primeira etapa está prevista a compra de cinco conjuntos de semáforos. A compra dos equipamentos será feito pelo Departamento Estadual de Trânsito e a abertura do procedimento licitatório está marcado para o próximo dia 15 de maio.

Secretário Municipal de Segurança e Cidadania, capitão Álvaro Vieira

O Secretário Municipal de Segurança e Cidadania, capitão Álvaro Vieira, ressaltou que a modernização do trânsito é um compromisso desta gestão. “Conforme foi anunciado pelo Prefeito Temóteo Brito, desde o início da gestão, foi firmada uma parceria com o Detran-BA no sentido de fazer o planejamento semafórico da cidade, com esta parceria estamos recebendo periodicamente visita de três engenheiros do Departamento Estadual de Trânsito para fazer o levantamento topográfico e o mapeamento desses trechos”.

O Secretário explicou que o procedimento será realizado em diversas fases. “Este procedimento será realizado em diversas etapas, na primeira etapa serão contemplados cinco trechos da cidade, serão instalados cinco conjuntos semafóricos, esta etapa nós finalizamos esta semana pois os engenheiros de trânsito fizeram a entrega das plantas com as informações do que seria necessário realizar nas vias para que recebessem os novos equipamentos, sinalizando que estes novos equipamentos já estão em licitação e a abertura do procedimento licitatório está marcado para o próximo dia 15 de maio”.

Como parte do trabalho que será realizado pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas está a parte de engenharia. “Dentre as informações que foram passadas para nós do que é necessário ser realizado estes locais que receberão estes equipamentos necessitarão que sejam realizados o nivelamento do solo, a pavimentação do local, a sinalização horizontal e vertical, enfim que faça todo o trabalho de engenharia para receber estes equipamentos”.

O Secretário contou quais trechos serão modificados e os que receberão os novos semáforos nesta primeira fase. “Os trechos que serão contemplados a região da Rotatória do Gonzagão, onde fica localizada a Padaria Pão Gostoso, a sinalização na Rotatória que faz a união da avenida Paulo Souto com a Padre Anchieta, também a Avenida ACM, nas duas ruas que passam pela lateral do Mercadão haverá uma modificação da sinalização, no cruzamento da Avenida Marechal Castelo Branco com a ACM que também haverá modificação na sinalização, haverá novos equipamentos no retorno da Avenida Marechal Castelo Branco com a Avenida Princesa Isabel, haverá mudança na sinalização e instalação de equipamentos no cruzamento da avenida Presidente Vargas com Engenheiro Pires, também no Pedro Álvares Cabral com Avenida Presidente Vargas, estas são os trechos contemplados nesta primeira etapa e uma licitação orçada em torno de meio milhão de reais”.

A expectativa é que esta primeira etapa seja implantada no segundo semestre deste ano. “Nós esperamos que esta etapa seja implantada até o final deste segundo semestre de 2018, como a licitação está marcada para o dia 15 de maio e o vencedor da licitação tem o prazo de 120 dias para instalar os equipamentos e ao final desta etapa nós retornaremos com a parceria com os engenheiros do Detran-BA para dar continuidade a segunda etapa onde serão contemplados mais trechos do município”.