Oficina reaproveita materiais que seriam descartados


9 de fevereiro de 2019 - 09:00 | Imprimir
Oficina reaproveita materiais que seriam descartados

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas mantém o trabalho de Educação Ambiental, que prevê a sensibilização da comunidade no sentido da redução de resíduos sólidos abandonados ou depositados em espaços inadequados espalhados por toda a cidade.

Além de contribuir para a redução dos casos que afetam a saúde da população, como a proliferação de mosquitos e outros agentes transmissores de endemias, o projeto de Oficinas de Reaproveitamento de Materiais Recicláveis visa a retirada de objetos descartáveis do meio ambiente transformando-os em produtos artesanais e de rara beleza.
O Projeto desenvolve ações com grupos diversos como escolas, instituições filantrópicas de caráter social e associações de bairro, com o objetivo de divulgar a ideia da reutilização de materiais descartáveis e, dessa forma, contribuir para a sustentabilidade, a harmonia e a educação ambiental.

Segundo a chefe de Divisão de Educação Ambiental da SEMMA, Izabel Zanuncio, este projeto é muito importante porque muda a vida das pessoas e diminui a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente de maneira inadequada. “É gratificante participar deste projeto porque conseguimos, por meio desta ação, propor uma mudança de pensamento, hábitos e atitudes, além de propiciar uma forma de geração de renda e inclusão social,” explicou Izabel.

Nas oficinas são utilizados pneus descartados para a produção de lixeiras, cadeiras, bancos, pula-pula infantil, escorregador, vasos para plantas, balanços, gangorras, animais decorativos para jardins, puffs de garrafa pet, copos e taças feitas com garrafas de vidros, luminárias de papel, casas de bonecas, entre outros.
Todos os materiais utilizados na oficina seriam descartados no meio ambiente. Vale a pena ressaltar que só no ano de 2018 foram produzidas mais de 800 peças frutos do reaproveitamento, evitando que mais de 2.000 pneus fossem descartados em locais inadequados.
Para participar das oficinas é fundamental que o representante da instituição ou associação procure a Secretaria de Meio Ambiente, que está localizada na Rua da Pituba, 518 – Bela Vista, ou ligue (73) 3011-2777 para mais informações.