ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novo secretário de Educação anuncia aumento para professores e reforma em escolas

Ari Santos assumiu a Secretaria Municipal de Educação na última terça-feira (9/07), depois que Isabel Cristina apresentou seu pedido de exoneração. Nestes primeiros dias à frente da pasta, o secretário interino já se reuniu com a APLB sindicato, assegurou aumento real de 8% para a categoria e deu início ao processo de  reformas de aproximadamente 30 escolas municipais.

Quanto ao aumento para os professores, Ari explica que já estava ciente da situação, pois havia participado de encontros anteriores na condição de secretário de finanças. Ainda de acordo com o relato do secretário, isso possibilitou que ele fosse para a reunião desta quinta-feira (11/07), já conhecendo a pauta de reivindicações, o que deu celeridade no acordo.

A classe recebeu bem a proposta de 8% de acréscimo real, retroativo a abril.

Os valores atrasados serão quitados em parcelas. A APLB sindicato chegou a reivindicar reajuste de 22%, mas neste momento o governo não tem condições de arcar com esta quantia, entretanto as negociações serão continuadas.

No dia 5 de agosto haverá outra reunião entre a classe e a Secretaria de Educação, em que serão eleitos os novos membros da Comissão, via decreto, que irá trabalhar o novo Estatuto dos profissionais da educação  e também o plano de carreira. Estas medidas visam melhores condições de trabalho a fim de motivar estes profissionais e, consequentemente, elevar a qualidade de ensino na rede municipal.

Além do reajuste salarial, a nova gestão municipal de Educação está trabalhando para a revitalização de, pelo menos, 30 Unidades Escolares. As reformas serão realizadas em etapas.

Nesta primeira semana da segunda quinzena de julho, seis escolas serão beneficiadas, sendo elas: Vivência Democrática, São Lourenço, Amigos de Aracruz, Bela Vista, Clélia F. Pinto e Schneider Cordeiro. Além disso, onze quadras poliesportivas receberão melhorias. Para dar início a este trabalho, o secretário esteve vistoriando as instalações nesta sexta-feira (12). Ao conhecer de perto a realidade das edificações herdadas das antigas administrações, Ari as classificou como precárias e improvisadas: “não podemos continuar neste quadro, vamos investir nestas obras o quanto antes”, afirmou.

• Autor(a): Depto. de Comunicação da Prefeitura de Teixeira de Freitas-BA - Data - 12/07/2013