Prefeitura e Secretaria de Agricultura e Abastecimento lançam Semana da Agricultura Familiar

  Teixeira de Freitas - Bahia | 24 de julho de 2017 - 11:36 |   Imprimir

O prefeito Temóteo Brito juntamente com o secretário de Agricultura Dorivaldo Almeida Neves (Dory), os secretários de Educação e de Administração, e outros membros do governo, estiveram neste domingo, 23 de julho, na Comunidade de Arara, lançando a Semana da Agricultura Familiar. No seu pronunciamento, o prefeito se comprometeu a dar ainda mais apoio ao pequeno produtor do campo para melhorar a capacidade de produção da agricultura familiar, diversificando a capacidade produtiva. Para isso, vai aumentar a frota de máquinas agrícolas para arar as terras de quem não tem condição de alugar uma hora de trator. Além disso, vai dotar a Secretaria de Agricultura de uma patrulha mecânica para manutenção das estradas, facilitando, assim, o escoamento da produção.

A população da comunidade de Arara ofereceu um café da manhã à comitiva do prefeito e depois do evento e da celebração de uma missa, foi oferecido um churrasco aos presentes e até jogo de futebol teve com times das comunidades locais.

Com o tema “Desenvolvimento em tempos de crise”, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas promove a Semana da Agricultura Familiar. O objetivo precípuo da Semana é fomentar a agricultura familiar, mas, a Pasta responsável esclareceu que, também, é valorizar os produtos cultivados pelas comunidades e incentivá-las a abastecer o comércio local – pousadas, hotéis, supermercados, restaurantes etc. E, ainda, participarem dos programas do Governo Federal voltados para a agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), cujo objetivo é distribuir esses alimentos para entidades beneficentes.

A Semana terá, ainda, na terça-feira (25/7), palestra sobre a cultura do café na comunidade de Jardim Novo, às 8h30. Na quarta, outra palestra; o tema será Mandiocultura e seus derivados, a se realizar na Comunidade de São Sebastião, às 14h. Encerrando o evento, dia 4 de agosto, acontecerá a Feira de Agricultura Familiar, na praça 7 de Setembro (Rondelli Supermecados), às 8h, quando ainda terão diversas palestras.

As datas espaçadas, segundo informou a Secretaria de Agricultura, foram para que todas as comunidades pudessem ser atendidas e, sobretudo, para que as demais atividades que estão sendo executadas pela Secretaria não sejam interrompidas e, assim, nenhum projeto em prol do agricultor seja parado em detrimento de outro. Além disso, o intervalo entre um evento e outro foi pensado para que as comunidades que não sediarão palestras possam se organizar – o que estão fazendo – para participar.

Os locais de palestras foram escolhidos considerando a necessidade de cada Comunidade.

 

ACESSO RÁPIDO
FACEBOOK