Outubro Rosa

FOI REALIZADA A AVALIAÇÃO DOS CAFÉS PARTICIPANTES DO 1° CONCURSO REGIONAL CONILON DE QUALIDADE

Teixeira de Freitas - Bahia | 9 de outubro de 2017 - 15:31 |   Imprimir

Na última semana do mês de Setembro foi realizada a degustação dos cafés participantes do 1° Concurso Regional Conilon de Qualidade. Essa etapa aconteceu na sala de provas de uma das apoiadoras do evento, a COOABRIEL.

Nessa primeira edição foram recebidas 22 amostras de café, nas categorias lote e microlote, e as mesmas foram avaliadas pelos seguintes degustadores: Vanildo Págio, Valcir Págio, José Carlos de Azevedo e Gustavo Sturm.

De acordo com José Carlos de Azevedo “nas amostras da categoria lote tivemos cafés que se destacaram, apresentando uma boa limpeza e suavidade na bebida; e na categoria microlote, alguns cafés foram classificados como finos, com notas superiores a 80 pontos. No entanto, por conta das chuvas no período de secagem, algumas amostras apresentaram defeitos durante as provas”. Segundo ele, o concurso é um aprendizado para o cafeicultor, e a cada ano o processo de preparo do café poderá ser melhorado.

Os cafés finalistas são dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Teixeira de Freitas e Prado, e no dia 20 de Outubro, a partir das 1300 horas, durante a Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, serão conhecidos e premiados os três primeiros colocados de cada categoria. Na ocasião, ocorrerá também, um ciclo de palestras com o objetivo de agregar conhecimento aos cafeicultores da região.

Para Gustavo Sturm “esse concurso é importante não só para incentivar e premiar os cafeicultores que produziram os cafés de melhor qualidade, mas também para promover a integração entre os vários segmentos envolvidos na cadeia do café da região e também para que o cafeicultor possa conhecer e aprimorar as práticas que vão conferir um café de qualidade superior.

De acordo com Dori Neves, Secretário de Agricultura de Teixeira de Freitas, “o intuito de um concurso como esse é mostrar para os cafeicultores que seguindo as boas práticas agrícolas, tanto nas pequenas ou grandes lavouras, o resultado de se obter um café de qualidade vale a pena, não só no valor agregado, mas também no rendimento que se tem após o café ser beneficiado”.

“A Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas tem seu reconhecimento nacional por sediar vários eventos como; Torneio de produção leiteira, Prova do Manga-larga Machador, Julgamento do Nelore e Tabapuã, entre outros. Agora será reconhecida também pelo Concurso Regional do Conilon de Qualidade.

Quero aqui agradecer a todos os envolvidos nesse evento e principalmente ao Engenheiro Agrônomo Gustavo Sturm, o Presidente da Coopmista Arthur Teixeira e ao Prefeito Temóteo Brito.

Encerro convidando todos para participar da 35° Exposição Agropecuária que será realizada do dia 18 a 22 de outubro, com várias palestras, leilões de gado de Leite e corte, stand da agricultura familiar e muito mais”.

Para Artur Teixeira, Presidente da COOPMISTA, “essa ação surgiu a partir de uma reunião da COOPMISTA e do Sindicato Rural, na qual Gustavo apresentou a ideia de plantarmos

essa semente na região. Posteriormente a ideia avançou e foi apresentada ao Secretário de Agricultura, que não mediu esforços em apoiar o evento. Estamos satisfeitos com a boa qualidade das amostras de café que foram enviadas nesse primeiro concurso. Esperamos que a cada ano essa qualidade possa melhorar”.

O primeiro Concurso Regional Conilon de Qualidade tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas; COOPMISTA; Sindicato Rural de Teixeira de Freitas; LS Tractor – Campo Forte; Nutrimaq, Syngenta; Fertsul; Âncora Café; e COOABRIEL.