Outubro Rosa

“Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência” em Teixeira de Freitas

  Teixeira de Freitas - Bahia | 22 de setembro de 2017 - 17:14 |   Imprimir

Uma caminhada realizada na manhã desta quinta feira, 21 de setembro, pelas principais avenidas do centro da cidade, marcou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A caminhada teve a participação do CAPS,  Pestalozzi, CEI (Centro de Educação Inclusiva), CER (Centro Especializado em Reabilitação) e outros organismos ligados a pessoa com deficiências e teve o apoio da prefeitura municipal.

Comemorado no dia 21 de setembro, a data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos durante esta data, e que são responsáveis por dificultar a vida das pessoas portadoras de deficiência.

O dia 21 de setembro também marca o início da Primavera no Hemisfério Sul, e é fazendo uma referência a esta estação que foi escolhida esta data como marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência.

O fenômeno da Primavera pode ser metaforicamente comparado ao renascimento e renovação da vida, assim como acontecem com as flores durante esta estação. As pessoas com deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde podem viver de forma igualitária e sem preconceitos.

Segundo pesquisa, o Brasil tem aproximadamente 24, 6 milhões de pessoas portadoras de deficiência, sendo que 09 milhões apresentam algum tipo de deficiência física.

 

ACESSO RÁPIDO
FACEBOOK