Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Dia das Mães: Só a Mãe Teixeirense é…


9 de maio de 2021 - 16:39 | Imprimir

A mãe teixeirense é única, apesar de toda mãe ser igual, só mudar o endereço. Mas a nossa mãe tem um tempero a mais, um detalhe que a faz única, um tempero de vida que só poderia ter saído dela. Nossa ideia de dia das mães é homenagear a todas e contar suas histórias ao máximo, é poder comemorar esse dia da forma correta: com elas.

Ser mãe carrega desafios que só outra mãe pode entender, e são muitos. Mães que lutam sozinhas para garantir a segurança e conforto dos filhos, mães que planejam e sonham por anos com a chegada de seu pequeno, mães que são pegas de surpresa, mães que se descobriram mães muito tempo depois da chegada. Mães que ainda são mães depois da partida. Mães que partiram…mães.

Mães de muitas formas, cores, jeitos, crenças e idades, essa é a mãe teixeirense. E ela pode nem mesmo ter nascido aqui em Teixeira de Freitas, pode ter vindo de outras terras, de outros aconchegos, mas ainda assim é mãe daqui, porque mãe se torna.
Mãe nasce junto com o filho e se adapta, ela é aquela mãe porque aquele é o filho. Suas tradições mudam, seu jeito de falar, seus planos. Uma vida inteira para caber outra, ou outras. Talvez por isso seja tão difícil falar da mãe daqui, e o ideal mesmo seja mostrar sua história.

Escolhemos a história de algumas mulheres que se tornaram mães aqui em nossa cidade para poder compartilhar com vocês, pois nada melhor define uma mãe do que…ela mesma!

Ana Paula Vieira Barbosa

A Ana nasceu em Medeiros Neto, mas se tornou mãe da Maria Rita aqui em Teixeira de Freitas, na UMMI. A Maria chegou em sua vida em 2018, mas já havia sido sonhada e planejada por muitos anos antes, e até mesmo o nome já era uma certeza. Maria Rita chegaria para Ana, essa era a única dúvida que não existia.
A alegria de ter sua filha nos braços foi tão grande que fez com que cada medo e insegurança virassem nada. Ana se sentiu vitoriosa, completa e plena quando conheceu sua filha, e jamais imaginaria que tamanho amor fosse possível.

“Esperei muito tempo para ser mãe, mas valeu à pena pois depois da maternidade que fui compreender o verdadeiro significado da palavra amor. Minha Maria Rita é meu maior tesouro”. Ana Paula, 35 anos, mãe teixeirense de Maria Rita.

Ana Paula Vieira Barbosa

Adna Muniz Leão Bispo

Adna é mãe de Daniel de 11 anos, seu primogênito e melhor amigo, como ela mesma faz questão de dizer. Alice, a caçula, veio um pouco depois e trouxe com ela um desafio para Adna e também para o irmão, Daniel. A pequena foi diagnosticada com aspectro autista mas o impacto do diagnóstico logo deu espaço para o amor. Não é fácil, mas que mãe ousaria dizer que é? Alice trouxe desafio e amor na mesma medida, assim como Daniel.

“A minha filha veio para me ensinar muita coisa, aprendo todos os dias com ela. Sou muito grata a Deus pela experiência maravilhosa de ser mãe de duas crianças incríveis”

Adna Muniz, Mãe de Daniel e Alice

D. Aleticia

Dona Aleticia é o perfil exato da mãe guerreira. Mãe de quatro filhos, trabalhou como doméstica e também como cortadora de cana, tudo para garantir que seus filhos tivessem o futuro que sempre sonharam. Viuva, D. Aleticia teve que se transformar em duas, três, quatro…mas a seus filhos nunca faltou. Teve que conviver também com o luto, perdeu um dos filhos ainda jovem, e até hoje o sentimento segue latente. Sua história não é apenas sua, é também de sua mãe e irmãs, uma família de fortes matriarcas que não tiveram outra opção além dessa, de serem fortes. Teixeirense em sua essência, mãe por natureza.

D. Aleticia

Gostaríamos de abrir esse espaço para todas as mães de Teixeira, mas ainda assim seria pouco. O que podemos é desejar um Feliz Dia das Mães com carinho, cuidado, e principalmente proteção. O melhor presente que você pode dar a sua mãe hoje é a segurança, um abraço de longe, um beijo para ser dado com o máximo de saudade, assim que tudo isso passar. Feliz dia das mães teixeirenses, em breve, nosso abraço!

Pular para o conteúdo