Cuidado com o mosquito Aedes aegypti deve ser constante

2 de março de 2019 - 09:00 | Imprimir

Principalmente nesta época do ano, o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela deve ser redobrado. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas está realizando ações de combate ao mosquito em todo o município, principalmente nos bairros com maior índice de infestação.
Estão sendo desenvolvidas ações de mobilização, inspeções domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor e também aplic ação de inseticida para eliminar insetos adultos.

A coordenadora dos Agentes de Endemias, Rutiléia Paixão, alerta que, mesmo com todas as ações da secretaria de saúde, a população tem papel fundamental no combate ao Aedes. “Atualmente, 90% dos criadouros são encontrados em residências, por isso ressaltamos que a população precisa fazer sua parte, mantendo as caixas d’água com tampa, olhar a caixinha atrás da geladeira, verificar plantas com água, limpar o recipiente de água dos animais com sabão pelo menos duas vezes por semana e ficar sempre atenta às calhas. Somente com a união da comunidade com as equipes de agentes poderemos diminuir os focos do mosquito”, alertou Rutiléia.

A reprodução do mosquito acontece sempre em água limpa e parada e grande parte dos focos do mosquito está dentro de casa. Por isso as medidas preventivas envolvem o quintal e ambientes vizinhos.
Confira dicas para eliminar os focos:
• Limpar e nivelar calhas
• Guardar baldes e vasos vazios com a boca para baixo
• Evitar plantas que acumulem água
• Manter caixas d’água, cisternas e poços fechados
• Lavar bem, ao menos duas vezes por semana, vasilhas de alimentação de animais
• Descartar lixo e entulhos
• Guardar pneus em local coberto
• Manter a lixeira externa sempre com tampa e protegida da chuva
• Tampar os ralos e vasos sanitários
• Não acumular água nas lajes

Qualquer orientação ou solicitação pode ser feita por meio do telefone (73) 3011-2763.