Campanha de vacinação antirrábica deve imunizar 30 mil animais em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas - Bahia | 9 de setembro de 2017 - 07:56 |   Imprimir

A raiva humana é uma doença extremamente importante do ponto de vista clínico e de saúde pública, por se tratar de moléstia fatal em aproximadamente 100 % dos casos.
A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal é a principal atividade na prevenção de casos humanos, bem como no controle da doença no seu ciclo urbano, que consiste na mobilização e vacinação em massa de cães e gatos, abrangendo o maior número de animais em curto período de tempo.
A campanha será realizada no período de 01/09 a 16/10 de 2017 nas zonas rural e urbana do nosso município. A vacinação ocorrera em alguns períodos nas Unidades de Saúde e terá como dia de mobilização municipal o dia 30/09/17, um sábado em que todas as unidades da zona urbana e algumas da zona rural estarão vacinando no período de 8 às 17 horas.

A meta é vacinar 80% da população de cães (23972) e gatos (5274), o que é equivale a 29246 animais em Teixeira de Freitas.
Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos 3 meses de idade. Toda população deve estar mobilizada para participar desta vacinação.

É importante lembrar que ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo para avaliar a necessidade de vacinação. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O período de incubação é extremamente variável, desde dias até anos, com uma média de 45 dias, no homem, e de 10 dias a 2 meses, no cão.

O tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e sagüis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina antirrábica canina também é gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3011-0994, no setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira o cronograma de vacinação nas unidades.