Brigadistas voluntários recebem certificados da Defesa Civil

Teixeira de Freitas - Bahia | 6 de junho de 2017 - 19:23 |   Imprimir

Teixeira de Freitas: A cidade ganha mais 48 novos brigadistas voluntários. Nessa segunda-feira (05), foram entregues os certificados dos participantes que fizeram o curso no inicio de abril com término no dia 28 de maio. O prefeito Temotéo Brito, Secretário Municipal de Segurança e Cidadania, Capitão Álvaro, vereadores e o diretor do departamento de Defesa Civil realizaram a cerimônia de entrega. O Sargento Jamildo Vilas Boas também recebeu certificado como instrutor na área de combate a incêndio.

Os formandos irão trabalhar diretamente com Erick Moutinho, Diretor do departamento de Defesa Civil. “Nós só conseguimos entregar esses certificados agora, devido alguns contratempos, como a festa da cidade, dentre outros. Teixeira possui a maior obrigada voluntária da Bahia, hoje com a entrega desses certificados somamos um total de 150 brigadistas no município”, explica o diretor.

Esses brigadistas voluntários poderão ser acionados em caso de desastres e outras situações como explica Erick. “Estas pessoas também são responsáveis pela sua rua, em seu bairro, estão capacitadas a lidar com pequenos acidentes domésticos, acidente automobilístico, ou seja, atuam em primeiros socorros, combate a princípio de incêndios, entre outros”, disse.

Todos os brigadistas têm seus empregos, são profissionais que já trabalham no comércio e vários outros lugares e agora poderão contribuir com sua comunidade. Erick diz que “essa brigada é totalmente voluntária, não tem nada prometido financeiramente para os mesmos. A Defesa Civil é um conjunto de ações de prevenção de socorro de preparação e de reconstrução, então esse curso está dentro da preparação. Nós precisamos ter um município preparado para qualquer situação”.

A Defesa Civil atua principalmente na prevenção, a pessoa ouviu um estralo em casa, com medo da casa desabar, pode sair de dentro e acionar a Defesa Civil, em caso de alagamento, muro caindo, um barranco que corre risco de desmoronar, a Defesa Civil atua. É muito ampla a área de atuação do departamento. “Nós atuamos desde a prevenção do afogamento em rios até locais de prevenção de incêndio em pastos, risco de eucalipto cair em cima das casas, então a pessoa, ao reconhecer o risco, ela pode acionar a Defesa Civil”, enfatiza.

A Defesa Civil pode ser acionada através dos números (73) 3011.2751 ou 9 9831.9000, o número da vivo funciona 24h. O diretor também disse que está aberto para passar esse curso para mais pessoas e vai abrir inscrições uma vez por ano. Os interessados poderão fazer a inscrição na sede localizada na Rua Sagrada Família, 651 – Bela Vista.

Erick agradeceu os parceiros que colaboraram para o curso acontecer, que forneceram camisas, caminhão pipa e outros: Apoio Centro de Formação, Euservice Extintores, Fase sport, GF Florestal e o Conselho de Segurança (Consep).

Fonte: VidaDiária