4ª edição do Festival Gastronômico de Teixeira

Teixeira de Freitas - Bahia | 14 de setembro de 2017 - 15:26 |   Imprimir

A quarta edição do Festival Gastronômico Sabores de Teixeira de Freitas foi oficialmente aberta nesta quarta-feira, 13 de setembro, no Pátio Mix e nesta edição leva o tema “Uma viagem pela Itália”. O evento surgiu em 2013 para fomentar o setor gastronômico da cidade e já foi incluído no Calendário Oficial da Bahiatursa.

O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Cultura em parceria com o Sebrae.

O secretário Flávio Guimarães explicou que o intuito do tema escolhido foi criar o desafio de buscar novas técnicas e sabores para agregar a culinária local. O secretário desejou boa sorte aos participantes que a partir desta quinta-feira, 14, já oferecem em seus estabelecimentos os pratos disputados no festival.

27 estabelecimentos estão concorrendo com as melhores receitas inspiradas na culinária italiana, nas categorias prato principal, lanche, petisco e sobremesa. A eleição será feita por um júri técnico e opinião pública.

O Sebrae tem o papel fundamental na realização do festival, é ele quem auxilia e dar todo o suporte aos comerciantes. Alex Brito, coordenador regional do Sebrae disse que o Festival é um momento muito importante para a economia do município, e os lojistas precisam estar preparados para atender toda a demanda nesta época do ano, já que Teixeira é vista por diversos lugares.

Alex explicou que o Sebrae contribuiu com palestras e cursos, ensinando como montar um belo prato, manter o ambiente limpo, decorado, e principalmente como atender bem o cliente, afinal tudo isso conta na avaliação técnica.

A abertura foi marcada pela Cozinha Show comandada pela Chefe renomada Maira Pinto. A Chefe foi responsável por conduzir o primeiro workshop do festival na realização de dois pratos típicos da Itália.

O evento acontece no período de 14 de setembro a 1º de outubro, e com muitas surpresas. Além da chefe oficial do festival, a Cozinha Show conta com mais dois grandes nomes, o chefe Pedro Mesquita e o participante do Bake Off Brasil, Dário Héberson.

O Festival acontece nos principais bares e restaurantes da cidade, e movimenta toda a população agradando os mais exigentes paladares. O evento tem como objetivo maior, evidenciar e divulgar Teixeira de Freitas como referência profissional gastronômica, além de potencializar a economia através da culinária fortalecendo também o turismo.